Ministério do Esporte Ministério do Esporte e índios da Kari-Oca são recepcionados no Cacique de Ramos
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |




 

Organizado pelo Comitê Intertribal Indígena, os Jogos dos Povos Indígenas têm o seguinte mote: “O importante não é competir, e sim, celebrar”. A primeira edição dos jogos ocorreu em 1996 e tem como objetivo a integração das diferentes tribos, assim como o resgate e a celebração dessas culturas tradicionais.


Informações: (61) 3217-1614 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Ministério do Esporte e índios da Kari-Oca são recepcionados no Cacique de Ramos

A manhã deste domingo (17.06) foi marcada pela integração cultural com direito a samba, feijoada e celebração espiritual. Acompanhados pelo secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Afonso Barbosa, pela presidente e diretora do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena, Samira Tsibodowapre, e Marcos Terena, representante da voz indígena nas Nações Unidas, cerca de 80 índios Xerente e Kaiapó, que participam dos Jogos Verdes, na Kari-Oca, da Rio+20, visitaram o Grêmio Recreativo Cacique de Ramos.

A comitiva foi recebida pelas passistas do bloco cinquentenário, um dos mais famosos do Rio de Janeiro, e receberam as boas vindas do prefeito, Eduardo Paes, e do presidente da agremiação, Ubirajara Nascimento, o Bira. "Esse é um momento histórico em minha vida e para o Cacique de Ramos", disse Bira.

Compareceram ao evento 10 lideranças indígenas, três delas de nações sul-americanas, como Equador, Chile e Peru. "Faremos hoje uma grande celebração espiritual para mandar uma mensagem à ONU, na Rio+20, para que a cultura indígena brasileira seja preservada em sua essência", comunicou  Marcos Terena.

Na oportunidade, o povo Xavante apresentou a celebração do inssitrô, ritual de passagem indígena, e em seguida fez a doação de dois troncos de palmeira, com cerca de três metros de cumprimento cada, para serem fincados ao lado de uma árvore, na entrada da quadra. "O tronco, para nosso povo, é um pedaço de nosso coração que estamos deixando aqui. Significa que desejamos força e saúde para todas as pessoas que passarem por esse local", explicou Terena.

Houve, ainda, troca de chapéus entre um indígena e Eduardo Paes. O adereço do prefeito, feito de pano, foi substituído por um chapéu, confeccionado com capim dourado. Ao final, foi servido aos indígenas um saboroso almoço carioca: feijoada com suco de frutas.


Confira a página especial da Kari-Oca/Rio+20


Carla Belizária, do Rio de Janeiro
Foto: Francisco Medeiros
Ascom - Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla