Ministério do Esporte Guerreiros mostram peteca indígena e futebol de cabeça nos Jogos Verdes
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |




 

Organizado pelo Comitê Intertribal Indígena, os Jogos dos Povos Indígenas têm o seguinte mote: “O importante não é competir, e sim, celebrar”. A primeira edição dos jogos ocorreu em 1996 e tem como objetivo a integração das diferentes tribos, assim como o resgate e a celebração dessas culturas tradicionais.


Informações: (61) 3217-1614 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Guerreiros mostram peteca indígena e futebol de cabeça nos Jogos Verdes

O jogo de peteca indígena, realizado pelos guerreiros indígenas Kayapós, é descontraído. O esporte tradicional mais parece uma espécie de  brincadeira e é praticado pelos homens da aldeia. Ao se colocarem frente a frente com os demais guerreiros, num espaço em formato de círculo, os índios petequeiros tabelam o objeto no centro da arena dos Jogos Verdes. O atleta que deixar o equipamento cair no chão é submetido a uma penalidade aplicada tanto pelas guerreiras que estão assistido ao jogo, quanto pelos demais índios-atletas.

Quem deixa a peteca indígena cair leva uma "carreira" dos demais, com direito a safanões e tapinhas nas costas e cabeça. Resumindo: o jogador tem que ter "sebo nas canelas" para fugir da situação.

Ao fim do jogo, os Kayapós cantam e dançam. Em coro único, homens abraçados aos homens, e mulheres às mulheres agradecem, com alegria, a boa colheita e a saúde dos parentes habitantes da aldeia.

Já o povo indígena Pareci, que habita a região de Tangará da Serra, no Mato Grosso, fez a dança da saudação e da alegria para agradecer aos moradores da cidade do Rio de Janeiro pela belíssima recepção. Depois, mostraram aos visitantes o esporte tradicional praticado exclusivamente por seus ancentrais e pelos jovens guerreiros da etnia: o futebol de cabeça.

Guerreiro Pareci lança-se ao chão pra alcançar a bola

No centro da arena dos Jogos Verdes, seis atletas dividem-se em dois times, cada equipe com três jogadores. Quando a bola é lançada, como se fosse a cobrança de um tiro de meta no futebol, os atletas guerreiros ficam de pé para observar o destino da bola. No momento em que ela bate no solo, eles tentam tocá-la, lançando-se ao chão.

O equipamento esportivo especial é produzido pelos próprios indígenas com o látex (leite da mangaba). A bola só pode ser tocada com a cabeça. Lances com pés, pernas, braços e mãos não valem. Ganha quem conseguir tocar a bola, fazendo com que ela ultrapasse a linha de fundo (área em que os guerreiros adversários se encontram).

Confira a página especial da Kari-Oca/Rio+20

Carla Belizária
Foto: Francisco Medeiros
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla