Ministério do Esporte Aldeia Kari-Oca recebe ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |




 

Organizado pelo Comitê Intertribal Indígena, os Jogos dos Povos Indígenas têm o seguinte mote: “O importante não é competir, e sim, celebrar”. A primeira edição dos jogos ocorreu em 1996 e tem como objetivo a integração das diferentes tribos, assim como o resgate e a celebração dessas culturas tradicionais.


Informações: (61) 3217-1614 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Aldeia Kari-Oca recebe ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República

Indígenas de 20 etnias brasileiras receberam a ilustre visita na noite da última terça-feira (19.06), do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. O ministro levou uma mensagem da presidenta Dilma Rousseff aos mais de 400 guerreiros nacionais, e cerca de 20 outros originários dos países das Américas.

Recepcionado pelo diretor do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena, Marcos Terena, e pelo presidente da FioCruz, Paulo Gadelha, o ministro destacou a organização de grupos raciais para a construção da democracia. "É uma luta fundamental para a construção da democracia e, principalmente,  para diminuir a exclusão histórica a que os índios foram submetidos".

Para o ministro, a mobilização dos indígenas é tão importante quanto o documento oficial da Rio+20. A Carta da Terra foi entregue na quarta-feira (20.06).

Para Carvalho, "é necessária a pressão e a fiscalização  das lideranças indígenas e de seus povos que mantêm uma relação de respeito com a natureza". Segundo o ministro, o mundo colhe os resultados de um desenvolvimento predatório e insustentável. Ele exemplifica: "a crise que assola os países da Europa é resultado desse modelo excludente e destrutivo, na dívida social que tem para com esses povos".


Os líderes indígenas convidaram o ministro e o presidente da Fiocruz para acender o Fogo Sagrado. De acordo com o coordenador do Comitê Intertribal, Marcos Terena, "a fumaça serve para limpar e o fogo para iluminar". Em  seguida, as autoridades conheceram a arena dos Jogos Verdes e foram homenageados com apresentação de ritual sagrado pelos índios. Ao final da visita, os ilustres receberam um kit com bolsa e camisa da Kari-Oca, e um livro com fotografias dos Jogos Indígenas, realizados no ano passado,em Porto Nacional, Tocantins, produzido pelo Ministério do Esporte.

Confira a página especial da Kari-Oca/Rio+20

Carla Belizária, do Rio de Janeiro
Foto: Francisco Medeiros
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla