Ministério do Esporte Autoridades brasileiras saúdam indígenas em visita à Kari-Oca na Rio+20
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |




 

Organizado pelo Comitê Intertribal Indígena, os Jogos dos Povos Indígenas têm o seguinte mote: “O importante não é competir, e sim, celebrar”. A primeira edição dos jogos ocorreu em 1996 e tem como objetivo a integração das diferentes tribos, assim como o resgate e a celebração dessas culturas tradicionais.


Informações: (61) 3217-1614 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Autoridades brasileiras saúdam indígenas em visita à Kari-Oca na Rio+20

O penúltimo dia de Jogos Verdes, no Rio de Janeiro, foi marcado pela presença de autoridades brasileiras na Kari-Oca. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a presidenta da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marta Maria do Amaral Azevedo e o presidente da Fundação Banco do Brasil (FBB), Juarez  Streit visitaram  a aldeia, na noite de quinta-feira (21.06) onde cumprimentaram os índios pelo excelente trabalho de mobilização durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).
 
Ao ter acesso à arena dos jogos, acompanhados pelo diretor do Comitê Intertribal, Marcos Terena, eles receberam as boas-vindas da liderança indígena Karkajú Pataxó. O líder, que habita o Monte Pascoal na Aldeia Coroa Vermelha, na Bahia, falou em nome de todas as nações, especialmente, das do Nordeste do país. "É uma honra e, com muita alegria, que desejo que os senhores sejam bem-vindos em nosso território".
 
Durante o encontro, José Eduardo Cardozo parabenizou os indígenas pela entrega da Carta da Terra, com as exigências de proteção do meio ambiente. O documento, discutido e elaborado durante a realização dos Jogos Verdes da Kari-Oca, foi entregue pelos índios na manhã de quarta-feira (20.06), ao ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20),
 
"O estado brasileiro tem o compromisso de lutar pelos direitos dos indígenas. A postura do governo federal, hoje, é reconhecer os direitos básicos desses povos", afirmou José Eduardo Cardozo.
 
Ao agradecer a acolhida dos indígenas, Marta do Amaral Azevedo disse estar conhecendo pela primeira vez, a Kari-Oca. Em seguida, a presidenta da Funai destacou o papel das guerreiras para esta nova fase de mudança. "A atuação das mulheres indígenas na questão da sustentabilidade e na manutenção da cultura tradicional é de suma importância".
 
Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer também a Oca Tecnológica. O presidente da FBB, Juarez  Streit, apresentou aos presentes o projeto Estação Digital instalado na unidade de habitação indígena. O trabalho, que garante a inclusão digital gratuita, já funciona em diversas aldeias indígenas. "Temos uma estação na Casa do Índio, em Brasília, uma no Mato Grosso, outra no Amazonas, e estamos prestes a instalar duas estações em Roraima", informou.
 

A líder indígena Maria Helena Agomezhero, da etnia Pareci, admitiu estar muito esperançosa com os destinos da causa indígena, no que se refere à atuação do governo federal. "Com a força de nossa presidenta Dilma Rousseff e com a vinda do ministro da Justiça e da presidenta da Funai, acredito que esse será uma nova fase de diálogo".
 
Ao final, foi apresentado um vídeo sobre as bandeiras de luta na Rio+20 e a participação dos índios nos Jogos Verdes da Kari-Oca.

Confira a página especial da Kari-Oca/Rio+20
 
Carla Belizária, do Rio de Janeiro
Foto: Francisco Medeiros
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla