Ministério do Esporte Jogos dos Povos Indígenas, em Cuiabá, devem bater recorde de participação
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |




 

Organizado pelo Comitê Intertribal Indígena, os Jogos dos Povos Indígenas têm o seguinte mote: “O importante não é competir, e sim, celebrar”. A primeira edição dos jogos ocorreu em 1996 e tem como objetivo a integração das diferentes tribos, assim como o resgate e a celebração dessas culturas tradicionais.


Informações: (61) 3217-1614 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Jogos dos Povos Indígenas, em Cuiabá, devem bater recorde de participação

A 12ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas, que será realizada no segundo semestre deste ano, em Cuiabá, devem reunir cerca de 1,6 mil índios representantes de 48 etnias brasileiras. A participação vai superar o recorde da última edição, em Tocantins, onde 1,4 mil índios de 39 etnias marcaram presença.

Maior evento intertribal das Américas, os Jogos Indígenas terão como palco o Jardim Botânico, na comunidade Sucuri, na capital mato-grossense. A meta é assegurar a todos os atletas participantes e aos visitantes plena integração com o meio ambiente.

De acordo como o articulador internacional do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ICT), Marcos Terena, os Jogos mostrarão a importância das tradições e das culturas indígenas. "São costumes e civilizações que estão vivas. Queremos mostrar para o Brasil e para o mundo a interação que existe entre povos diferentes, inclusive os não-indígenas" , disse.

Com 10 dias de duração, o evento, de caráter esportivo e cultural, inclui competições, apresentações de costumes das etnias e exposição de artesanato. Um fórum de debates com rodadas de discussões sobre a questão indígena também faz parte da programação do evento, que se tornou um referencial de intercâmbio de experiências.

Realizados a cada dois anos, os Jogos Indígenas são disputados em dez modalidades. Oito delas são tradicionais nas aldeias, como arco e flecha, corrida de tora e arremesso de lanças. O futebol masculino e o futebol feminino completam a lista.

Patrocinados pelo Ministério do Esporte, os Jogos Indígenas são uma iniciativa do Comitê Intertribal e têm a parceria do governo do Mato Grosso, da prefeitura de Cuiabá e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Em reunião nesta semana, os organizadores estabeleceram as responsabilidades de cada ente para a organização do evento. Também foram definidos o espaço e a estrutura, que envolve instalações como arena dos jogos, alojamento e feira de artesanato.

Carla Belizária
Foto: Francisco Medeiros
Ascom - Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla