Ministério do Esporte Início
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Embora o Brasil tenha avançado, especialmente na educação básica, enormes desafios aparecem para a democratização do acesso ao esporte.

Informações: (61) 3217-9429E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 
 
 
 

Competições e Eventos de Esporte e Lazer

No tocante ao apoio a eventos esportivos de caráter educacional e participativo, de forma inclusiva e cooperativa, que valorizem a diversidade cultural, o Ministério do Esporte conta com o Programa de Realização e Apoio a Eventos de Esporte, Lazer e Inclusão Social, que integra a Ação Orçamentária 20JQ - Realização e Apoio a Eventos de Esporte, Lazer e Inclusão Social.

Com o objetivo de ampliar e qualificar o acesso da população ao esporte e lazer, o Programa de Realização e Apoio a Eventos de Esporte, Lazer e Inclusão Social, busca:

  • Assegurar o direto às práticas esportivas e de lazer à toda população brasileira, incluindo ações diferenciadas a públicos específicos (universitários, idosos, e pessoas com necessidades especiais, entre outros);
  • Ampliar e qualificar o acesso da população ao esporte e ao lazer, através de programas de inclusão social em todo o território nacional;
  • Estruturar o sistema de competições estudantis, ampliando e qualificando a participação de estudantes de todas as idades;
  • Promover competições e eventos esportivos acessíveis à população e que motivem a prática esportiva regular;
  • Contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população em geral, promovendo exercício da cidadania e o desenvolvimento social das áreas atendidas pelos seus programas.

Nesse sentido, os projetos podem ser pactuados por meio de edital, proponente específico, emenda parlamentar e sob os instrumentos de cooperação, visando fomentar o esporte recreativo e de lazer, principalmente nas regiões de maior vulnerabilidade social e econômica.

Ainda, a finalidade da Realização e Apoio a competições e Eventos de Esporte e Lazer é desenvolver atividades que contribuam para ampliar o acesso ao esporte a todas as faixas etárias, estruturar toda a política de esporte estudantil articulando as ações voltadas à iniciação e formação esportiva e competições esportivas, ações essas ligadas ao estudo e prática de esporte e lazer.

 

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla