Ministério do Esporte ABCD realiza sua 6ª Jornada em São Paulo, para atualização de agentes que atuam no sistema antidopagem
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

ABCD realiza sua 6ª Jornada em São Paulo, para atualização de agentes que atuam no sistema antidopagem

Neste sábado (27.06.), será realizada em São Paulo a 6ª Jornada ABCD de Formação para a Luta Contra a Dopagem no Esporte, na sede da Federação Paulista de Futebol, para os Oficiais de Controle de Dopagem. O objetivo é atualizar esses agentes, que já estão atuando, quanto ao Código da AMA (Agência Mundial Antidopagem, ou WADA, na sigla em inglês) que foi reformulado e já está valendo em 2015.

“Nós da ABCD temos duas linhas diferentes para o programa de capacitação: a formação de novos agentes e a atualização dos que já atuavam. Não vamos desperdiçar quem já tem conhecimento”, diz Marta Dallari, diretora do Departamento de Relações Institucionais da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). “Só precisamos que todos atuem em conformidade com o Código Mundial, em vigência desde 1º de janeiro deste ano”, completa.

Foto: Roberto Castro/ MEFoto: Roberto Castro/ ME

Assim, dentro desse Sistema Mundial Antidopagem, como explica a diretora, essa Jornada da ABCD fará referência principalmente a alterações do Código e ao que há de novo. “Estamos em um ponto interessante: a qualidade dos testes ganha importância diante da quantidade. Testamos mais aqueles atletas mais expostos e também procuramos focar mais, saber exatamente o quê testar, dentro das características de cada modalidade. Também evitamos ficar no sorteio puro e simples, passamos a outros critérios, baseados em percepção, por exemplo“.

Tudo faz parte do “aprimoramento do processo do controle antidopagem”, como assinala Marta Dallari. “Antigamente não se faziam controles; depois, os atletas passaram a ser testados; agora estamos na fase do que chamamos de trabalho de inteligência. Com esse esforço de conhecimento e troca de informações, é possível fazer melhor e compartilhar esses processos. Com isso, a distância entre a dopagem e a antidopagem está diminuindo mais e mais”.

Controle de Dopagem

Denise Mirás
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla