Ministério do Esporte Futebol Feminino: Brasil perde para a Austrália e está eliminado da Copa do Mundo
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Futebol Feminino: Brasil perde para a Austrália e está eliminado da Copa do Mundo

Foto: CBFFoto: CBF

A participação da seleção brasileira de futebol feminino na Copa do Mundo do Canadá chegou ao fim neste domingo (21.06), em Moncton. O Brasil perdeu para a Austrália por 1x0 e foi eliminado da competição nas oitavas de final. O gol decisivo foi marcado pela atacante Simon, aos 34 minutos do segundo tempo.

Apesar da eliminação, a volante Formiga, que tem 20 anos de seleção, com seis Copas do Mundo e cinco Olimpíadas, ressaltou a importância da equipe permanente, montada no início do ano. "Fizemos jogos excelentes. Não só contra a Austrália, mesmo perdendo, mas na primeira fase, em que conquistamos três vitórias em três partidas. Este trabalho, com o Vadão e sua comissão, é um dos melhores de que já participei com a seleção brasileira. Em termos físicos e táticos, nunca estivemos tão preparadas e seguras. Nós não merecíamos perder o jogo contra a Austrália, pois dominamos a partida, mas faz parte do futebol. Alguém teria que avançar na competição", concluiu.

Foto: CBFFoto: CBF

Para Marta, melhor jogadora do mundo em cinco oportunidades, a equipe deve esquecer a derrota e já pensar nos Jogos Pan Americanos de Toronto. "No futebol não há tempo para sofrimento. Estamos muito tristes com a nossa eliminação no Mundial, injusta na minha opinião, já que dominamos o jogo. Mas já temos uma competição muito importante no próximo mês: os Jogos Pan-Americanos", afirmou.

O jogo
Brasil e Austrália fizeram um jogo truncado durante os 90 minutos. A marcação era o forte das duas equipes, que não conseguiam atacar com muita eficiência. As melhores oportunidades de ambas as seleções eram apenas através de chutes de longa distância.

Sempre que Marta, principal jogadora brasileira, pegava na bola, a marcação dobrava em cima dela. Isso diminuiu o espaço nos ataques brasileiros. A chance que mais assustou a goleira australiana foi da zagueira Rafaelle, que arriscou de longe.

A equipe brasileira começou o segundo tempo com uma postura mais ofensiva e, logo no primeiro minuto, criou boa oportunidade. Cristiane fez ótima jogada individual na ponta esquerda e a bola ficou com Tamires, que chutou rasteiro à esquerda da goleira Willians.

Com Marta muito bem marcada, Cristiane chamava a responsabilidade. Em duas oportunidades, ela investiu na jogada individual e arriscou de fora. Aos 16 minutos, ambas apareceram em jogada que começou no meio de campo. Marta e Cristiane tabelaram até a entrada da área e a camisa 10 chutou forte. A goleira australiana caiu para a direita e mandou pela linha de fundo. Na segunda cobrança de escanteio consecutiva, Andressinha levantou e Formiga subiu para cabecear na trave esquerda de Williams.

Os times diminuíram o ritmo à espera de uma chance que poderia decidir a partida. Isso aconteceu aos 34 minutos a favor da Austrália. Kerr recebeu um ótimo passe nas costas da zaga do Brasil para chutar livre, de fora da área. Luciana rebateu e Simon que chegava livre na área aproveitou para assinalar 1x0.

Aos 44 minutos, Marta aproveitou uma falta do meio de campo e lançou na área. Cristiane desviou de cabeça, mas Williams segurou firme. Fim de jogo.

A campanha
Na estreia o Brasil venceu a Coreia do Sul por 2x0 (gols de Formiga e Marta) e no segundo jogo passou pela Espanha por 1x0 (gol de Andressa Alves). No encerramento da primeira fase, a seleção brasileira superou a Costa Rica, também por 1x0 (gol de Raquel Fernandes).

» Com investimento do governo federal, Brasil disputa Mundial de Futebol Feminino

» Saiba sobre a história e as curiosidades da Copa do Mundo de feminina

Ascom - Ministério do Esporte, com informações da CBF
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla