Ministério do Esporte Secretário de Futebol debate violência no esporte em abertura de simpósio no Rio
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Secretário de Futebol debate violência no esporte em abertura de simpósio no Rio

Dando continuidade às ações para acabar com as brigas nos estádios, o Ministério do Esporte organizou o “Futebol em debate: Simpósio de Prevenção da Violência nos Eventos de Futebol”, nesta quinta-feira (28.05), no Windsor Plaza Hotel, no Rio de Janeiro. O evento, que irá até amanhã, contou com a participação de representantes da sociedade civil (membros de algumas torcidas organizadas dos quatro grandes clubes cariocas, sociólogos, o presidente da FERJ, Rubens Lopes, dentre outros) para discutir o tema.

Foto: Petronilo Oliveira/ MEFoto: Petronilo Oliveira/ MEO secretário Nacional de Futebol e de Defesa dos Direitos do Torcedor, Rogério Hamam, foi o representante do Ministério do Esporte e deu início ao simpósio. “O evento de hoje motiva o intercâmbio de informações, a troca de conteúdos que pode enriquecer cada vez mais as ações de planejamento que estão previstas. A questão da prevenção é crucial. Fizemos várias reuniões para conhecermos metodologias e boas práticas em diversos estados, para que a gente possa efetivamente implantar um sistema de monitoramento de dados e prevenção à violência de uma forma mais eficaz”, discursou.

Comandante do Batalhão de eventos da Polícia Militar de Goiás, o Tenente-Coronel Glauber Freitas Andrade acredita que o debate é a melhor saída em busca de soluções para acabar com a violência. “Temos nos aproximado mais da Secretaria de Futebol do Ministério do Esporte, com palestras e debates. Enquanto não houver reuniões entre a parte da segurança, da mídia e dos torcedores, nós não vamos conseguir chegar num denominador comum. Por isso, é de suma importância eventos como este. Mas temos que dar continuidade. Não podemos parar por aqui”, comentou.

O combate às brigas tanto dentro quanto ao redor dos estádios é um dos pilares da gestão do Ministério do Esporte. O ministro George Hilton criou o programa Grito de Paz, se reuniu com líderes de torcidas organizadas, gestores de segurança e na quarta-feira (27.05) foi empossado como presidente da Comissão Nacional de Prevenção da Violência e Segurança nos Espetáculos Esportivos (Consegue).

Um dos membros da Consegue é o secretário Rogério Hamam, que durante o simpósio desta quinta-feira falou sobre as metas do Ministério do Esporte. “A principal missão da secretaria é valorizar o espetáculo esportivo, fomentar a prática do futebol. Entendemos que sem um controle, um monitoramento das ações de violência, isso se torna cada vez mais difícil. Desde que assumi a secretaria, o ministro George Hilton me passou a missão de realizarmos a campanha Grito de Paz nos estádios, mobilizando torcidas organizadas, planejando ações para que possamos trazer de volta o torcedor para um espetáculo cada vez mais cheio”, disse.

Petronilo Oliveira, do Rio de Janeiro (RJ)
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla