Ministério do Esporte Na China, seleção brasileira disputa Mundial de Tênis de Mesa
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Na China, seleção brasileira disputa Mundial de Tênis de Mesa

A partir dedomingo (26.04), os atletas brasileiros do tênis de mesa terão a missão de disputar o Campeonato Mundial da modalidade, na cidade de Suzhou, na China. É a quinta vez que o país recebe o Mundial. Nesta edição, a equipe verde e amarela será representada por sete atletas: Gustavo Tsuboi, Hugo Calderano, Cazuo Matsumoto, Thiago Monteiro, no masculino; e Gui Lin, Ligia Silva e Caroline Kumahara, no feminino. Todos os jogadores recebem o apoio financeiro do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte.

Dos esportes nacionais, o tênis de mesa foi um dos que mais evoluíram no cenário internacional nos últimos anos. A modalidade conta com suporte financeiro do Ministério do Esporte por meio de convênios, Lei de Incentivo ao Esporte, bolsas para atletas e repasses da Lei Agnelo/Piva. O governo federal apoio atualmente 264 mesatenistas pelo programa Bolsa-Atleta: 16 estudantis, um atleta de base, 159 nacionais, 71 internacionais e 17 olímpicos.

Dupla brasileira, formada por Gustavo Tsuboi e Hugo Calderano, visa resultado inédito no Mundial de China(Foto: Divulgação/CBTM)Dupla brasileira, formada por Gustavo Tsuboi e Hugo Calderano, visa resultado inédito no Mundial de China(Foto: Divulgação/CBTM)O Mundial terá jogos de simples, duplas e duplas mistas. A seleção brasileira será cabeça de chave nas duplas masculinas, femininas e mistas. O destaque nacional fica com a dupla Gustavo Tsuboi (54º colocado do ranking mundial) e Hugo Calderano (60º). Eles são os cabeças de chave número 24 entre os 32 pré-classificados para o torneio principal. A outra dupla nacional, Cazuo Matsumoto (107º) e Thiago Monteiro (156º), disputará a fase preliminar.

No último mês de fevereiro, Tsuboi e Calderano conquistaram o melhor resultado da história de atletas das Américas no mais importante torneio do Circuito Mundial, quando levaram a prata no Aberto do Catar.  

No feminino, Gui Lin  (130ª) e Caroline Kumahara (143ª) são as cabeças de chave número 27 e estrearão já nos 64 avos de final. O país também conta com mesatenistas nas duplas mistas, formada por homens e mulheres. Gustavo Tsuboi disputa com Gui Lin e Hugo Calderano com a Caroline Kumahara. As duas parcerias estão entre as 64 favoritas, em 31ª e 42ª, respectivamente.

Confira também:

Equipe feminina busca evolução no Mundial de tênis de mesa 2015


Para desenvolvimento técnico dos atletas e fomento da modalidade no país, a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) firmou convênios com o Ministério do Esporte para promover cursos de arbitragem e treinamento dos mesatenistas no exterior, entre outras ações.

Com recursos, por exemplo, foi possível contratar o consultor francês Michel Gadal, que fez o planejamento de longo prazo visando aos Jogos Olímpicos do Rio 2016. Durante a preparação, Gadal projetou a participação dos atletas nas principais competições internacionais durante o ciclo olímpico: Jogos Sul-Americanos de 2014; Jogos Olímpicos da Juventude 2014; Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015, no Canadá, e o Mundial da China 2015.



Resultados
O ano de 2014 foi especial para os mesatenistas nacionais. Pela primeira vez as duas seleções, masculina e feminina, estiveram juntas na elite mundial. Além disso – e fato inédito na história -, três brasileiros estiveram entre os top-100 do ranking da Federação Internacional (International Table Tennis Federation, a ITTF). Durante os Jogos Olímpicos da Juventude 2014, Hugo Calderano conquistou a medalha de bronze.  

Brasil em mundiais
A melhor participação do Brasil em campeonatos mundiais foi quando chegou às oitavas de final. Há 54 anos, o brasileiro Ubiraci Rodrigues, conhecido como Biriba, eliminou o chinês Rong Guotan, então campeão mundial, e avançou para as oitavas de final.

Outro atleta nacional que alcançou o objetivo foi Claudio Kano. Em 1987, em Nova Delhi, chegou à quarta rodada, perdendo para o chinês Jiang Jialiang, que avançou e levou o título mundial naquele ano.

No individual feminino, a brasileira Lourdes Garcia Torres (1952) chegou ao 32 avos de final. Em 1954, a dupla formada por Dagoberto Midosi e Ivan Severo chegou às quartas de final. No feminino, Lourdes Garcia Torres e austríaca Gertrude Wutzl, em 1952, e Nakma Cruz D’elia e a alemã Carla Stiebner, em 1963, chegaram às oitavas de final. Nas duplas mistas, Gustavo Tsuboi e Jessica Yamada chegaram ao 32 avos de final no Mundial de 2013.

Histórico da modalidade
O tênis de mesa entrou nos Jogos Olímpicos em 1988, na edição de Seul. A China é a grande potência no esporte, e o país com mais medalhas de ouros em Olimpíadas, ao subir 24 vezes no lugar mais alto do pódio.

No Brasil, o ex-atleta Hugo Hoyama, que atualmente treina a seleção feminina, é um dos atletas brasileiros que mais participou de Jogos Olímpicos. O mesatenista disputou seis edições dos Jogos.



Curiosidades
No tênis de mesa a bola sai da raquete com a velocidade de até 180km/h. Após o saque, a bola pode girar até 50 vezes em torno do próprio eixo. Durante a partida, o mesatenista somente pode rebater a bola do adversário utilizando a borracha da raquete, podendo ser advertido se utilizar a parte de madeira do equipamento.

Confira os perfis dos atletas que irão representar o país no Mundial da China:


 


Breno Barros
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla