Ministério do Esporte Bolsista quebra jejum de 27 anos e é campeã do WTA de Bogotá
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Bolsista quebra jejum de 27 anos e é campeã do WTA de Bogotá

O tênis brasileiro viveu, neste domingo (19.4), um momento especial com a pernambucana Teliana Pereira. Número 130 do ranking mundial, Teliana, 26 anos, sagrou-se campeã da WTA de Bogotá e, com o resultado, encerrou um jejum do tênis feminino do país que já durava 27 anos. A tenista recebe o apoio financeiro do programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte.



A conquista de Teliana veio com uma vitória por 2 a 0, com parciais de 7/6 (7/2) e 6/1, sobre a cazaque Yaroslava Shvedova, número 75 do mundo. Com o resultado, Teliana torna-se a primeira brasileira a vencer um torneio da série WTA (de primeira linha do tênis feminino) desde que Niege Dias ergueu o troféu do WTA de Barcelona, em 1988. A pernambucana também já havia quebrado alguns tabus ao se tornar, em 2013, a primeira jogadora top 100 do país e também a primeira a disputar torneios de Grand Slam em mais de 20 anos.

Para chegar ao título, Teliana não perdeu nenhum set no torneio. Ela encarou na estreia uma rival experiente, a italiana Francesca Schiavone, ex-número 4 do mundo e campeã de Roland Garros em 2010, e venceu por 2 x 0, com parciais de 6/1 e 6/4. A partir daí, embalou rumo ao título.

Na sequência, Teliana superou a tenista de Luxemburgo Mandy Minella (7/5 e 7/5), passou pela espanhola Lourdes Domínguez Lino (6/0 e 6/4) e, na semifinal, derrotou a ucraniana Elina Svitolina, número 27 do mundo, por 7/6 e 6/3.

“Hoje é o dia mais feliz da minha vida”, resumiu Teliana, aos prantos, ao receber o troféu de campeã. “O ano passado eu passei por um momento muito difícil (lesão) e depois que voltei eu pensei que todos os dias teria que dar o melhor de mim”, continuou a brasileira, que recebeu um prêmio de US$ 43 mil (cerca de R$ 130 mil), além de 280 pontos para o ranking mundial, o que a colocará de novo de volta ao top 100 do mundo (sua melhor posição é o 87º lugar, em outubro de 2013).

Duplas
O Brasil levantou um outro troféu no WTA de Bogotá, com Bia Haddad Maia e Paula Gonçalves. Elas venceram as norte-americanas Irina Falconi e Shelby Rogers na final de duplas por 2 a 1, com parciais de 6/3, 3/6 e 10-6 no tie break. A vitória também é inédita para as duas brasileiras em competições da WTA. Outro jejum foi quebrado: há 29 anos as brasileiras não eram campeãs de duplas na WTA. A última conquista foi em 1986, com Niege Dias e Patrícia Medrado no Guarujá.


Luiz Roberto Magalhães – brasil2016.gov.br
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla