Ministério do Esporte Oficina de Canoagem dada aos índios Assurinis tem como foco os Jogos Mundiais Indígenas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Oficina de Canoagem dada aos índios Assurinis tem como foco os Jogos Mundiais Indígenas

(Divulgação/CBCa)(Divulgação/CBCa)
Entre os dias 18 e 21 de abril, a Federação de Canoagem do Estado do Pará (FECAEPA), em parceira com a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), Coordenação dos Jogos indígenas e o Grupo Argonautas realizarão uma oficina de iniciação e rendimento à pratica da canoagem para os guerreiros canoístas da tribo ASSURINIS, em Tucuruí, no Pará. O objetivo da ação é preparar os indígenas para os Jogos Mundiais dos Povos indígenas que será realizado na cidade de Palmas, no Tocantins, em setembro.  
 
A oficina terá uma carga horária de 40 horas e contará com aulas práticas e teóricas onde serão abordados conhecimentos gerais da modalidade de canoagem, técnicas de remadas e orientações básicas de preparação e condicionamento físico. 
 
Para o cacique Carlos Terena, que reuniu-se com a equipe nesta segunda feira, em Belém do Pará, esta iniciativa será muito importante uma vez que visa a preparação destas equipes para esta competição de cunho internacional que será realizada no Brasil.
 
"A iniciativa voluntária desta equipe na realização desta oficina técnica e prática para estes atletas indígenas é de suma importância para uma boa participação nesta competição. Tentaremos através de parcerias implantá-las dentro das demais etnias que irão participar desta competição”, ressaltou o cacique Terena.
 
O ministrante da oficina será o Prof. Evaldo Malato, presidente da FECAEPA e reconhecido militante do reconhecimento e valorização da canoagem na região. "A Canoagem Tradicional foi a primeira atividade que se viu sendo praticada no Brasil desde seu descobrimento. Hoje esta prática sendo reconhecida pela CBCa como uma modalidade esportiva da canoagem também é tombada como Patrimônio Imaterial da cultura brasileira. É nosso dever termos uma boa representatividade nesta competição onde teremos atletas de todo continente”, finalizou.
 
Fonte: CBCa
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla