Ministério do Esporte Brasil deve receber cerca de cem chefes de estado e governo durante os Jogos Rio 2016
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Brasil deve receber cerca de cem chefes de estado e governo durante os Jogos Rio 2016

Como está a preparação do Brasil para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016? Quais são as atribuições de cada ente na organização? Como será a recepção de chefes de estado e governo durante o megaevento? Essas foram algumas das questões esclarecidas no primeiro Encontro Diplomático sobre os Jogos 2016, realizado na tarde desta quarta-feira (08.04) no Palácio Itamaraty, em Brasília.

Representantes de dezenas de embaixadas compareceram ao evento que será dividido em quatro reuniões e tem o objetivo de esclarecer aos diplomatas aspectos importantes como o Programa de Recepção de Dignitários Internacionais Rio 2016. Na abertura do encontro, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, informou que o país espera receber cerca de cem chefes de estado e governo para o megaevento. Ele  reforçou  que o Itamaraty não medirá esforços na colaboração com os demais órgãos brasileiros para que, não só as autoridades, mas também os milhares de visitantes sejam acolhidos “com alegria, eficiência e segurança”.

Foto: Paulino Menezes/ ME Foto: Paulino Menezes/ ME

O ministro do Esporte, George Hilton,  comentou a evolução das obras para os Jogos e destacou o potencial de nacionalização dos benefícios das Olimpíadas. “Apesar de a sede ser o Rio, o Brasil inteiro está mobilizado e essa é uma das razões por que nós trabalhamos já há algum tempo no estabelecimento de uma Rede Nacional de Treinamento para a formação e preparação dos atletas em todo o país”, disse.

O presidente da Rio 20016, Carlos Nuzman, falou  sobre a importância do trabalho conjunto do Comitê Organizador com as três esferas de governo e, em especial, com o Ministério do Esporte . “Ninguém faz os Jogos sozinho. Não somos fator isolado, somos integrados”, reforçou.

Programa de Dignitários
Representantes do Comitê apresentaram ao corpo diplomático o Programa de Recepção de Dignitários Internacionais Rio 2016. Foram esclarecidos detalhes do credenciamento, transporte e acomodação das autoridades máximas de cada país durante os Jogos. Também foi reforçado que a comunicação do Comitê Organizador com cada um dos 205 países envolvidos é realizada  exclusivamente via comitês olímpicos e paraolímpicos nacionais.

O evento foi particularmente interessante para os representantes japoneses, já que a capital Tóquio sediará a edição de 2020 dos Jogos. “Para nós, interessa bastante acompanhar de perto a preparação e a organização brasileira, porque pretendemos realizar intercâmbios e trocar experiências. Também queremos saber como será a recepção de nossas autoridades, como será a acomodação, e um evento como esse é muito importante”, disse o conselheiro da Embaixada do Japão, Daisuke Hoshino.

Carol Delmazo, brasil2016.gov.br
Ascom - Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla