Ministério do Esporte Com foco no legado do Rio 2016, George Hilton troca experiência com embaixador britânico
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Com foco no legado do Rio 2016, George Hilton troca experiência com embaixador britânico

Ministro do Esporte, George Hilton, embaixador do Reino Unido no Brasil, Alexander Ellis (Foto: Ivo Lima/ME)Ministro do Esporte, George Hilton, embaixador do Reino Unido no Brasil, Alexander Ellis (Foto: Ivo Lima/ME)

A aproximação dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 faz que temas relacionados à prática esportiva, preocupação com a saúde e qualidade de vida da população ganhem destaque. Com a experiência de sediar a última edição dos Jogos, o embaixador do Reino Unido no Brasil, Alexander Ellis, lembra que o evento é a oportunidade para estreitar as relações entre os países. O pós-Londres 2012 também mostrou que os britânicos conseguiram expandir a participação da população nas atividades físicas.

No dia que marca a contagem regressiva de 500 dias para os Jogos Olímpicos Rio 2016, o ministro do Esporte, George Hilton, reuniu-se nesta terça-feira (24.03) com Alexander Ellis para trocar conhecimento sobre a organização e legado dos Jogos de 2016.

“Temos que pensar as Olimpíadas não como um fim, mas como trampolim para transmitir a cooperação entre os países. As Olimpíadas são um pouco de foco de positividade, esperança e olhar para o futuro”, destacou o embaixador.

Ellis ressalta que o foco do ministro George Hilton está claro, com o olhar para o futuro, ampliando a participação esportiva, por meio de uma lei  e também ações práticas em todo o país. O impacto de receber a edição das Paraolimpíadas também foi tratado na reunião.

» Confira entrevista especial com o embaixador do Reino Unido

“O esporte inspira a prática esportiva. O impacto que as Paraolimpíadas de 2012 tiveram, em termos de inclusão e de mudança de atitude perante às pessoas com deficiência física, foi muito importante. A competição incentivou as pessoas a incorporarem o esporte. Não apenas o de alto rendimento, mas o do dia a dia”, completou o embaixador.

O legado olímpico – material e imaterial – será um dos temas do terceiro encontro entre Londres 2012 e Rio 2016, que será realizado nesta quarta-feira (24.03) na capital fluminense.

Ministro entrega o livro "O Negro no Futebol" de Mário Filho, ao embaixador. (Foto: Ivo Lima/ME)Ministro entrega o livro "O Negro no Futebol" de Mário Filho, ao embaixador. (Foto: Ivo Lima/ME)

Parcerias
Foram três experiências olímpicas no Reino Unido: 1908, 1948 e 2012. Para aproveitar o conhecimento dos britânicos, os governos dos dois países mantêm parcerias na área esportiva. “O Reino Unido e o Brasil são parceiros. O Ministério do Esporte e o governo britânico contam com diversas cooperações esportivas. O Reino Unido, por exemplo, é o único país estrangeiro que participa dos Jogos Escolares da Juventude e dos Jogos Escolares Paralímpicos. Temos basicamente intercâmbio de ideias entre os atletas e organizadores de competições”, explicou.

Breno Barros
Ascom – Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla