Ministério do Esporte Segundo do mundo, Marcus Vinícius busca evolução e experiência internacional
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Segundo do mundo, Marcus Vinícius busca evolução e experiência internacional

(Foto: Wander Roberto/Inovafoto/COB)(Foto: Wander Roberto/Inovafoto/COB)

Concentração, precisão e competitividade são os ingredientes que fizeram o jovem Marcus Vinícius D’Almeida, de 17 anos, se apaixonar pelo tiro com arco.  Depois de uma temporada única, com resultados históricos para o esporte brasileiro, o arqueiro busca manter a evolução e ganhar experiência internacional durante a temporada de 2015.

Segundo melhor arqueiro do mundo em 2014, medalhista de prata nos Jogos Olímpicos da Juventude na China e atleta-revelação do esporte olímpico brasileiro, Vinícius espera que os resultados expressivos também saiam nas provas por equipes. “Estamos trabalhando muito bem para evoluir a equipe brasileira. Tudo que foi trabalhado em 2014 foi em busca do ouro em Nanquim, na China, que era o meu foco principal, mas veio a prata”, revelou o arqueiro que recebe o suporte financeiro do Ministério do Esporte por meio do programa Bolsa Pódio, que faz parte do Plano Brasil Medalhas.

Leia mais sobre os investimento no tiro com arco:

Tiro com Arco recebe equipamentos adquiridos com recursos do ministério
Convênio para o tiro com arco atende ao alto rendimento e prioriza atletas de base
Com o segundo melhor arqueiro, Brasil também tem o segundo melhor técnico do mundo

O reconhecimento é internacional. O brasileiro foi capa da revista da Federação Internacional da modalidade, com direito a matéria que destaca os feitos do jovem durante a temporada passada. “Estampar a capa da revista é o reconhecimento do tiro com arco brasileiro. Foi um reconhecimento geral, porque foi um trabalho coletivo, até de outros atletas brasileiros. É importante para o esporte saber que o Brasil também é uma potência no tiro com arco. Esse trabalho que está sendo feito é muito importante para a minha modalidade”, disse o arqueiro.

Nos últimos anos o Ministério do Esporte investiu para possibilitar a participação dos atletas de alto rendimento em competições e para a descoberta de novos talentos no tiro com arco, atendendo às categorias infantil, cadete e juvenil. Assim, foi possível a aquisição de equipamentos para modernizar a infraestrutura de centros de treinamento em sete estados - Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Para a compra dos equipamentos, modernização de infraestrutura de locais de treinamento e preparação da seleção olímpica, que inclui viagens para treinos e competições, o Ministério repassou à Confederação cerca de R$ 2,6 milhões.

Ano chave
Os Jogos Pan-Americanos de Toronto, no mês de julho, serão o foco de Marcus Vinícius no ano. A competição contará com os melhores atletas do mundo, com arqueiros dos Estados Unidos, considerados os melhores da modalidade, México, Canadá e da Colômbia, países que têm tradição no esporte. A equipe nacional buscará quebrar o jejum de medalha na competição que dura desde 1983.  

Antes, porém, o brasileiro disputará as etapas da Copa do Mundo de Xangai (5 a 10 de maio) e Antália (26 a 31 de maio). As outras etapas são Wroclaw (11 a 16 de agosto), Medellín (8 a 13 de setembro) e final na Cidade do México (17 e 18 de outubro). Em 2015 também haverá o Aquece Rio, evento internacional marcado para o período entre 15 e 22 de setembro.

“O ano já começou e consegui a classificação para a primeira etapa da Copa do Mundo. Classifiquei em segundo na seletiva brasileira com boas pontuações. A equipe toda foi muito bem. Os três primeiros colocados com uma pontuação boa”, analisou.



Breno Barros
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla