Ministério do Esporte Projeto Mangueira do Futuro atende cidadãos no Rio
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Projeto Mangueira do Futuro atende cidadãos no Rio

(Divulgação/Site Oficial do Instituto)(Divulgação/Site Oficial do Instituto)

Garantir esporte de qualidade e vida melhor para 3.519 cidadãos. Esse é o número atual de pessoas que recebem subsídio do Instituto Mangueira do Futuro que existe há 26 anos, mas cresceu desde 2009, quando passou a receber apoio do Ministério do Esporte, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

“Desde quando fomos ajudados pela Lei de Incentivo, ampliamos nossas ações e o número de beneficiados. Ou seja, houve uma maior qualificação”, explicou a coordenadora geral do Instituto, Barbara Machado.

Em conversa com o portal do Ministério do Esporte, a coordenadora se encheu de orgulho para listar nomes que surgiram do Instituto Mangueira e se tornaram atletas de ponta. “Sempre pensamos inicialmente no lado social. Mas temos como destaques a Erika de Souza, da seleção brasileira de basquete, a Clarissa Santos, também da seleção brasileira de basquete, o Wallace Martins, da seleção brasileira de vôlei e o Reinaldo Alves, atleta de futsal que atua no Kasma Club, do Kuwait”, lembrou.

(Divulgação/Site Oficial do Instituto)(Divulgação/Site Oficial do Instituto)

O Rio de Janeiro receberá as Olimpíadas em 2016. Mesmo recebendo um evento deste porte, Barbara Machado faz questão de ressaltar que a meta do Instituto Mangueira do Futuro em nada se altera, pois quando foi criado – há 26 anos – a ideia sempre foi de cunho social. “A motivação existe devido a todo o histórico do projeto, os atletas de destaque no cenário esportivo nacional e internacional, a estrutura física, conservação e a equipe de profissionais atuantes”, explica.

A coordenadora do projeto reflete sobre o futuro do Instituto, mas tem ciência de que depende de em breve firmar um novo acordo com o Ministério do Esporte. “Após iniciado o patrocínio com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte, o Projeto Olímpico da Mangueira ampliou em 60% o número de pessoas beneficiadas, formatou um modelo de gestão próprio o que possibilitou o melhor acompanhamento sistemático das ações desenvolvidas. Estamos em período de renovação contratual, mas em nossa proposta desejamos ampliar o número de modalidades e assim oportunizar ao usuário mais opções de práticas esportivas”, concluiu Barbara Machado.

Número de pessoas atendidas pelo Instituto por modalidade:

Atletismo: 584 alunos/atletas

Basquete: 255 alunos/atletas

Futebol: 568 alunos

Futsal: 204 alunos/atletas

Natação: 837 crianças/adolescente/jovens e adultos

Hidroginástica: 355 Idosos

Ginástica Rítmica: 185 criança/adolescente

Ginástica/Alongamento: 200 adultos

Dança Sênior: 77 Idosos

Dança de Salão: 121 adultos

Pessoas com Deficiência: 133

Total: 3519

Petronilo Oliveira
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

 

 

 

 

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla