Ministério do Esporte De olho nos Jogos de 2016, principais atletas do país disputam Copa Brasil de Tênis de Mesa
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

De olho nos Jogos de 2016, principais atletas do país disputam Copa Brasil de Tênis de Mesa

Hugo Calderano comemora oportunidade de voltar a jogar no Brasil. Foto: Divulgação CBTMHugo Calderano comemora oportunidade de voltar a jogar no Brasil. Foto: Divulgação CBTM

A primeira das quatro etapas da Copa Brasil 2015 de tênis de mesa começou a ser disputada nesta quarta-feira (04.03) e vai até domingo, em Piracicaba (SP). Esta é uma oportunidade para os torcedores acompanharem de perto os melhores atletas do país atuando em casa. É o caso de Hugo Calderano, 18 anos, que defende o Liebherr Ochsenhausen, clube da elite da Liga Alemã. A última vez que ele esteve numa competição em território nacional foi há seis meses.

“É sempre muito bom chegar aqui, entrar no ginásio e encontrar as pessoas que eu gosto, os meus amigos. O pessoal que me acompanha pede para tirar foto, troca uma ideia comigo. É muito legal, eu me sinto muito acolhido aqui no Brasil”, afirmou.

Gustavo Tsuboi, brasileiro melhor colocado no ranking mundial, disputará a Copa Latina. Foto: DivulgaçãoGustavo Tsuboi, brasileiro melhor colocado no ranking mundial, disputará a Copa Latina. Foto: DivulgaçãoDurante a programação do torneio nacional será realizada a Copa Latina, que tem início nesta sexta-feira, e reunirá, além de Calderano, 73º do ranking mundial, os atletas da seleção brasileira Gustavo Tsuboi (42º) e Cazuo Matsumoto (92º). O evento contará ainda com convidados internacionais: o espanhol Álvaro Robles (195º), o argentino Gastón Alto (244º) e o croata Frane Kojic (211º).

“É muito bom a CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa) trazer esses atletas diferentes para enfrentarmos e também treinarmos em São Caetano do Sul. O nível da competição está forte em relação ao que vemos no Brasil e na América Latina. Vai ser um evento muito disputado”, projetou Calderano.

Para o mesatenista carioca, a inclusão de um evento deste nível em uma competição nacional contribui para o desenvolvimento da modalidade no país. “Uma das formas de aprender e melhorar no tênis de mesa é observando outros atletas jogando. Isso é muito importante tanto para quem está começando agora como para quem está buscando melhorar. Ajuda muito observar a técnica e a tática deles”, afirmou.

Preparação
A primeira etapa da Copa Brasil 2015 está sendo disputada em Piracicaba, no Clube de Campo, com entrada franca. A cidade abriga um dos centros de treinamento da seleção brasileira paraolímpica. O torneio reúne 665 atletas, sendo 534 olímpicos e 131 paraolímpicos. No sábado, além da Copa Latina, também haverá o Desafio Internacional Paralímpico, entre Paulo Salmin e o inglês Billy Shilton.

O presidente da CBTM, Alaor Azevedo, destaca que o intercâmbio com atletas estrangeiros integra a estratégia da seleção para os Jogos Rio 2016. “Com a equipe masculina, optamos por juntar todos na Alemanha, já que temos seis atletas atuando no campeonato de lá. Conseguimos um convênio com o clube Ochsenhausen para que os atletas morem na mesma cidade e treinem no mesmo local. A cada dois meses eles se reúnem para dez dias de treinamento intensivo”, destacou.

Para ele, é importante a vinda dos mesatenistas da seleção brasileira para que eles se ambientem ao clima que encontrarão nas Olimpíadas e Paraolimpíadas. “Também temos treinos no centro de São Caetano (SP) e eventos no Brasil. No total, teremos seis eventos no Brasil este ano, onde colocaremos os atletas brasileiros para o público conhecer. É bom para os atletas sentirem a pressão. Uma coisa é estar na Alemanha, outra é estar no Brasil, com ginásio lotado e transmissão na TV. Simulamos um pouco o ambiente do Rio em 2016.  Para a seleção paraolímpica temos as etapas mundiais, treinos na Inglaterra e na véspera dos Jogos treinaremos no Rio. Traremos jogadores internacionais que não participarão dos Jogos para servirem de sparing”, afirmou.

Com o Ministério do Esporte, a CBTM tem convênios para compra de equipamentos, viagens, pagamento a atletas, técnicos e equipes multidisciplinares. Pela Lei de Incentivo ao Esporte, a entidade conseguiu recursos com uma empresa chinesa, dona de um dos melhores clubes de tênis de mesa do mundo. A confederação ainda recebe recursos indiretos da Caixa Econômica Federal, por meio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

» Investimentos ampliam perspectivas do tênis de mesa paraolímpico

Ascom – Ministério do Esporte, com informações da CBTM
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla