Ministério do Esporte Atleta do Programa Segundo Tempo cruza linha de chegada na Corrida da Paz
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Atleta do Programa Segundo Tempo cruza linha de chegada na Corrida da Paz

A aluno-atleta Joseías de Souza, em primeiro plano (Foto: Francisco Medeiros)A aluno-atleta Joseías de Souza, em primeiro plano (Foto: Francisco Medeiros)Mais uma vez o aluno Joseías de Souza, 16 anos, atleta do Programa Segundo Tempo/Forças no Esporte (Profesp) foi destaque na Corrida da Paz, no Eixão Sul, em Brasília, evento que reuniu 3,5 mil pessoas, entre militares, civis, crianças e idosos. Apesar de não ter caráter competitivo, o estudante cruzou a linha de chegada ao percorrer um trecho de 4 km em 10min50s, repetindo o feito do ano passado.

Entre as mulheres, a aluna Fernanda Pontes de Sá Mesquita, 14 anos, chegou entre as dez primeiras, com 17min55 segundos. Em 2014 ela conquistou a segunda colocação. Fernanda tornou-se conhecida ao ganhar o Circuito Caixa de Maratoninhas 15 vezes e 15 bicicletas de prêmio, todas doadas aos colegas de sua escola.

Conhecida internacionalmente como CISM Day Run, a Corrida da Paz mostrou o seu propósito: promover uma jornada esportiva, sem fins competitivos, que ocorre anualmente, em todo o mundo, com o objetivo de promover a prática esportiva no âmbito das Forças Armadas e a integração com a sociedade civil por intermédio do esporte.

Corrida da Paz reúne 3,5 mil pessoas em Brasília (Foto: Francisco Medeiros)Corrida da Paz reúne 3,5 mil pessoas em Brasília (Foto: Francisco Medeiros)

O evento acontece desde 2006 mundo afora e comemora o aniversário do Conselho Internacional de Esporte Militar (CISM). A entidade foi fundada em 1948, com o propósito pacifista de maior integração entre as nações seguindo o lema: “Amizade através do Esporte.”

O Programa Segundo Tempo/Forças no Esporte promove a inclusão social por intermédio do esporte para crianças, jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. É desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o apoio das Forças Armadas e em parceria com os ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que fornecem material esportivo, uniforme, profissionais de educação física capacitados e alimentação saudável e de qualidade para mais de 15 mil alunos de 68 cidades em 25 estados, devendo este ano beneficiar 16 mil estudantes, com expectativa de atender 30 mil até 2020.

Cleide Passos
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla