Ministério do Esporte Comissão do COI destaca progressos na organização dos Jogos Rio 2016
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Comissão do COI destaca progressos na organização dos Jogos Rio 2016

Os progressos observados, a integração entre as três esferas de governo e o compromisso demonstrado pelas autoridades brasileiras e pelo Comitê Organizador foram destacados pela presidente da Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI) para os Jogos Rio 2016, Nawal El Moutawakel, em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (25.02), após a oitava visita oficial da comissão à capital fluminense.

(Foto: Alex Ferro/Rio 2016)(Foto: Alex Ferro/Rio 2016)“Gostaria de dizer que estou muito contente, que vimos progressos bastante sólidos. Como vocês sabem, nós também tivemos o presidente do COI e ele também ficou muito contente com os avanços que foram vistos durante a visita. Nós tivemos também o privilégio de nos encontrarmos com a presidenta Dilma e ela falou do compromisso do governo dela e dela com os Jogos Olímpicos. Isso, mais o compromisso demonstrado pelo prefeito (Eduardo) Paes, pelo governador (Luiz Fernando) Pezão, pelo ministro do Esporte (George) Hilton, nos mostra que esses Jogos estão sendo apoiados por todo o Brasil. A união e a integração das três esferas de governo e o Comitê Organizador vão levar ao sucesso dos Jogos”, disse Nawal.

Ela acrescentou que a comissão ficou impressionada com os progressos nas visitas às regiões da Barra e Deodoro, e chamou a atenção para o desafio de se entregar as instalações a tempo da realização dos eventos-teste. “O Rio está entrando no período mais intenso e precisa alcançar um grande nível de detalhamento de planejamento, ao mesmo tempo em que terá que fazer 21 eventos-teste este ano. Instalações como o campo de golfe, o velódromo e a pista de cross-country do hipismo têm uma linha de tempo muito agressiva para estarem prontos para os eventos-teste”, disse, acrescentando que áreas como acomodação e transporte também merecem atenção.

O presidente do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, disse que a questão de hospedagem não preocupa. “Nós ganhamos os Jogos com 18 mil quartos e o número de quartos estabelecido pelo Comitê Olímpico Internacional é de 40 mil. Hoje temos mais de 36 mil quartos, mais do que o dobro de quartos já foram garantidos ou entregues, e outros estão em andamento. A um ano e meio dos jogos, não tenho dúvida de que todos vão ter o numero exigido pelo comitê. E temos um patrocínio que vai solucionar isso de outra forma, como foi no Carnaval, com mais de 18 mil quartos”, disse.

Baía de Guanabara
Questionada sobre a despoluição da baía de Guanabara, sede das competições de vela, Nawal disse que está confiante na entrega do local com condições ideais para a realização da competição. “Com relação à baía e ao tratamento, assumimos a confiança do relatório que foi apresentado, de que os atletas vão poder disputar de forma segura. Os 80% (de despoluição) foram dados como promessa e nós esperamos que possa ser alcançado esse nível, porque fica como legado para a cidade”, disse.

Plano operacional
Diretor-executivo do COI para os Jogos Olímpicos, Christophe Dubi informou que a discussão operacional já teve início. “Estamos vendo agora o planejamento operacional e temos uma série de medidas que vão ser tomadas. O que está sendo feito é um planejamento detalhado para que os espectadores possam se mover, para que os atletas cheguem a tempo. E a Vila Olímpica está muito bem localizada, perto de muitas instalações”, ressaltou.

Legado
Obras que ficarão como legado para a rede de transporte da cidade, como a linha 4 do metrô carioca, que ligará a Zona Sul à Barra da Tijuca, foram abordadas pelas autoridades. “Uma coisa boa dos Jogos é o legado. O BRT e o metrô são importantes legados. Em relação ao cronograma, temos recebido garantias de que isso vai acontecer de fato. Vai ser bom para os espectadores usar o metrô. Além da infraestrutura para esporte, o BRT e o metrô são o tipo de infraestrutura que a gente espera que fique pronto a tempo”, disse Nawal.

“Gostaria de parabenizar os trabalhadores do metrô: estão realizando um trabalho fantástico. Considerando o desafio que é fazer o metrô, o projeto está nos trilhos e é um esforço incrível”, acrescentou Christophe Dubi.

Apoio
A presidente da comissão também demonstrou, na coletiva de imprensa, satisfação com o envolvimento dos brasileiros com os Jogos. “Nos deu uma confiança saber que o apoio aos Jogos continua muito forte no Brasil, com uma série de iniciativas que aumentam o engajamento, como o programa de ingressos, o recrutamento de voluntários, os mascotes e o revezamento da tocha, e veremos ainda mais engajamento. Aguardamos muito a atmosfera única que só o Brasil pode criar. Vimos progresso e esperamos a próxima visita”, disse, em referência ao retorno da Comissão de Coordenação ao Brasil, em agosto.

Carol Delmazo - brasil2016.gov.br
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla