Ministério do Esporte Técnico ressalta empenho e talento da brasileira melhor do mundo no handebol
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Técnico ressalta empenho e talento da brasileira melhor do mundo no handebol

O Brasil tem mais uma jogadora eleita como melhor do mundo do handebol. É a vez da armadora Eduarda Amorim, que levou o título de 2014, depois da ponta Alexandra Nascimento ter sido escolhida a melhor do mundo de 2012. Técnico das duas na seleção brasileira, o dinamarquês Morten Soubak, se diz ter ficado alegre por elas, “como todos nós”, e assinala que sua jogadora “leva o título de forma muito merecida, pelo esforço, pelo trabalho dela”.
Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
“Ela sempre quer melhorar nos detalhes. E também na forma física. Está muito forte”, explica Morten. “Ela é assim: se tem alguma coisa para aprender no ataque, ela vai atrás; se tem alguma coisa para aprender na defesa, vai atrás. Vai atrás e vai fazer”, completou.

Duda foi a MVP (jogadora mais valiosa, na sigla em inglês) do Mundial da Sérvia 2013, quando a seleção brasileira chegou ao ouro derrotando as donas da casa diante da torcida recorde de 20 mil pessoas na Kombank Arena, em Belgrado.

“Foi campeã sul-americana, pan-americana pela seleção, campeã mundial; pelo clube húngaro Gyori ETO KC, um dos mais fortes do mundo, campeã nacional, duas vezes campeã da Liga dos Campeões da Europa em 2014”, enumera o técnico Morten. “É um trabalho intenso de todos e dela também, na seleção e no clube, que resulta em vários prêmios.”

Leia mais:

Bolsista é eleita melhor do mundo no handebol em 2014

A eleição de Duda foi realizada pelo site da Federação Internacional de Handebol (IHF, em inglês), entre 13 e 20 de fevereiro, e a brasileira levou o título com 35,2% dos mais de 55 mil votos, sobre a romena Christina Neagu, com 25,8%, e a norueguesa Heide Loke, com 16,8%.

Dentre os homens, o sérvio naturalizado francês Nikola Karabatic foi eleito o melhor do mundo, com 33,7% dos voltos, sobre o dinamarquês Mikkel Hensen, com 21%, e o francês Thierry Omeyer, com 19,5%.

Recuperação em casa
Duda lesionou o joelho esquerdo em jogo contra a Tunísia, em novembro passado, e segue em São Paulo tratando da recuperação da cirurgia do ligamento cruzado anterior. Ainda não estará no primeiro treinamento conjunto da seleção brasileira do ano, durante uma semana de março, com dois amistosos, na cidade de Cluj, na Romênia.

Além do Pan de Handebol em maio, em Cuba; dos Jogos Pan-Americanos de Toronto (10 a 26 de julho), no Canadá, a seleção brasileira de Morten Soubak defenderá seu título no Mundial da Dinamarca, de 5 a 20 de dezembro.

Nesta quarta-feira (25.2), o treinador embarcou com uma seleção de “novas” para torneio em Angola, com as seleções A e B do país, mais Portugal. “Será a primeira vez que iremos participar de jogos internacionais com jogadoras só jogadoras só de times brasileiros – pelo menos neste tempo em que estou na seleção. Fico feliz com a oportunidade dada a elas, para cada uma, para se desenvolverem e um dia poderem chegar à seleção principal”, diz Morten.

Denise Mirás
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla