Ministério do Esporte Prefeito e governador destacam avanços no Rio 2016 

Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Prefeito e governador destacam avanços no Rio 2016 


O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o governador do estado, Luiz Fernando Pezão, deixaram a reunião de Comissão de Coordenação dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, nesta segunda-feira (23.02), otimistas com o andamento da organização do megaevento. Paes informou que foram feitos os relatos do andamento das obras  ao Comitê Olímpico Internacional (COI), mas que as discussões já avançaram.

“Na última visita (da Comissão de Coordenação), as obras em Deodoro ainda não haviam começado. Poder dizer que Deodoro está no prazo é excepcional. As coisas estão caminhando bem e cada vez mais eles percebem a nossa capacidade de entrega. É um evento desafiante, mas agora a gente começa a falar da operação, não mais em andamento de obras. A gente está começando a discutir as ‘olympic lanes’ (faixas exclusivas de circulação para os meios de transporte dos Jogos) – que são sempre um conflito entre prefeitos e Comitê Olímpico”, disse Paes.

Após a reunião pela manhã, o prefeito Eduardo Paes e o ministro do Esporte, George Hilton, acompanharam autoridades do COI e do COB em visita a obras no Parque Olímpico (Foto: J.P.Engelbrecht)Após a reunião pela manhã, o prefeito Eduardo Paes e o ministro do Esporte, George Hilton, acompanharam autoridades do COI e do COB em visita a obras no Parque Olímpico (Foto: J.P.Engelbrecht)

O prefeito também afirmou que um novo pacote de medidas legislativas será levado à Câmara Municipal em breve. “Elas vão consubstanciar o que estou chamando de segunda onda do pacote olímpico. O primeiro tinha a ver com construções e a Câmara aprovou. Agora são medidas olímpicas que têm mais a ver com a operação dos jogos”, explicou.

Expansão do metrô
O governador Luiz Fernando Pezão disse que a principal obra de legado para a cidade, a Linha 4 do metrô carioca, está dentro do cronograma.  Ela vai ligar o bairro de Ipanema, na Zona Sul, à Barra da Tijuca, na Zona Oeste, e vai transportar, a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Serão 16 quilômetros de vias, com seis novas estações.

“Convidei os diretores do COI para, na quarta-feira, assistir à chegada do túnel na praça Nossa Senhora da Paz (em Ipanema). Hoje já temos seis quilômetros de trilhos instalados entre São Conrado e a Barra. É a obra mais cara e mais importante. Está andando, com o dinheiro já na conta, que é o mais importante”, disse.

De acordo com o Plano de Políticas Públicas para os Jogos, o investimento para as obras civis da Linha 4 é de  R$ 7,6 bilhões, com recursos do governo estadual, além de R$1,16 bilhão de “material rodante e sistemas operacionais” custeados pela iniciativa privada. A execução é de responsabilidade do governo do estado.

Pezão também comentou a obra de despoluição da Baía de Guanabara. “Temos um compromisso de despoluição de 80% que a gente quer realizar. Se não ficar pronto, o importante é que a gente já saiu de 17% para 49%, então foram 32% que a gente aumentou. Vamos tentar chegar a 80, mas se não chegar para as Olimpíadas, vai ficar como legado”, disse.

A reunião da Comissão de Coordenação dos Jogos 2016 prossegue até quarta-feira (25.02) no Rio de Janeiro.

Carol Delmazo – brasil2016.gov.br
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla