Ministério do Esporte Definidos os classificados para o octogonal final da LDB
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Definidos os classificados para o octogonal final da LDB

Flamengo segue na briga pela defesa do título da LDB (Foto: Orlando Bento/LNB)Flamengo segue na briga pela defesa do título da LDB (Foto: Orlando Bento/LNB)

Quatro etapas, 276 jogos e quase cinco meses de disputa. Chegou ao fim, no último sábado (21), a fase de classificação da quarta edição da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) e as oito equipes que seguirão na briga pelo título foram conhecidas. Como prova do equilíbrio da competição Sub-22, a disputa por um lugar na próxima fase durou até a última rodada da fase de classificação. A LDB é o campeonato de base organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com recursos do Ministério do Esporte e chancelado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

O primeiro time a se classificar foi o Basquete Cearense. Logo no início da quarta etapa, a equipe do Nordeste assegurou matematicamente uma vaga entre os oito melhores e, logo em seguida, confirmou também a liderança de forma antecipada. Ao todo, os representantes de Fortaleza somaram 46 pontos, com a perfeita campanha de 23 vitórias em 23 partidas.

Quem também garantiu seu lugar na segunda fase de maneira antecipada foi o Pinheiros/SKY. Dono da segunda melhor campanha da fase de classificação, com 43 pontos (20 vitórias e três derrotas), o clube da capital paulista carimbou seu passaporte rumo à próxima fase com quatro rodadas de antecedência.

Outra equipe que teve um respiro na reta final foi o Sport Club do Recife. Depois de vencer o Mogi das Cruzes/Helbor, um dos anfitriões da quarta etapa da LDB, na penúltima rodada, a equipe pernambucana garantiu a inédita passagem ao octogonal final. Mesmo com a derrota para o Winner/Limeira, que garantiu a equipe do interior paulista na próxima fase, os rubro-negros puderam comemorar a classificação.


A dramática vitória do Sport na rodada final classificou o Limeira, que assim como o time pernambucano fechou a fase de classificação com 40 pontos ganhos (17 vitórias e cinco derrotas). Outras três equipes também conquistaram a classificação com 40 pontos ganhos: Flamengo, Paulistano/Unimed e Paschoalotto/Bauru. De acordo com os critérios de desempate, a ordem das equipes que terminaram empatadas ficou: Limeira (3º), Flamengo (4º), Paulistano (5º), Sport (6º) e Bauru (7º).

Com 39 pontos, o último classificado foi o UniCEUB/BRB/Brasília, que superou o Franca Basquete, dono da mesma campanha, no confronto direto (primeiro critério de desempate). As duas equipes somaram 16 vitórias e sete derrotas, mas como os candangos venceram o confronto entre os times, por 70 a 61, ficaram com a vaga.

Agora, as oito equipes classificadas serão divididas em dois grupos. Entre os dias 02, 03 e 04 de março, os times jogarão entre si dentro das chaves e os dois melhores de cada lado avançarão às semifinais, que serão realizadas em jogo único, no dia 09 de março. No dia 10 de março será realizada a disputa pelo terceiro lugar e a grande decisão da competição.

Confira como ficou a divisão dos dois grupos para a próxima fase:

- Grupo A
Basquete Cearense (1º)
Flamengo (4º)
Paulistano/Unimed (5º)
UniCEUB/BRB/Brasília (8º)

- Grupo B
Pinheiros/SKY (2º)
Winner/Limeira (3º)
Sport Club do Recife (6º)
Paschoalotto/Bauru (7º)

Fonte: LNB
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla