Ministério do Esporte Com novos equipamentos, confederação de golfe realiza treinamento em Pelotas (RS)
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Com novos equipamentos, confederação de golfe realiza treinamento em Pelotas (RS)

Aperfeiçoar a parte técnica e encontrar novos talentos do golfe riograndense são os objetivos da clínica especial realizada no Clube Campestre de Pelotas, no Rio Grande do Sul. Ao todo, são três dias de treinamentos – em segundas-feiras seguidas (dias 9, 16 e 23.02) – para promover o desenvolvimento do esporte em clubes de golfe do interior, com aulas para atletas locais.

A ação faz parte do Programa de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Golfe (CBG), desenvolvido por meio da parceria e convênio com o Ministério do Esporte. O treinamento é realizado pelo técnico regional da CBG Vinicius Muller, da região de Porto Alegre. Os novos equipamentos adquiridos pela entidade por meio de convênio com o Ministério do Esporte estão sendo utilizados nas atividades: o Flightscope X2, que analisa o voo da bola e o swing, e o Sam PuttLab, que analisa o putting.

Leia mais sobre os investimentos no golfe brasileiro:

Com auxílio de tecnologia, golfe brasileiro busca evolução para Rio 2016
Ministério do Esporte entrega novos equipamentos ao golfe

Participam do treinamento os seguintes atletas de Rio Grande e de Pelotas: Bruno Carvalho, Marcelo Cecconi, Diego Bachettini, Eduardo Silva e Bernardo Brezolin.

Equipamentos
Os aparelhos Flight Scope X2 e Sam Putt Lab circulam pelos centros de treinamento do país para auxiliar os atletas e os profissionais da modalidade a entenderem com precisão e certeza científica o que acontece com os movimentos do golfista e com a bola. A compra dos equipamentos – seis unidades de cada – é parte de convênio pelo qual o Ministério do Esporte repassou R$ 3,1 milhões à CBG para diversas ações.

O FlightScope X2 contém um poderoso software e radar Doppler capaz de analisar em 3D e com extrema precisão os ângulos de ataque e aspectos como trajetória e voo da bola. Funciona como um GPS de precisão que acompanha a trajetória da bola. Ele permite análise acurada do resultado da tacada, informando direção (para onde a bola está indo), trajetória (configuração do tipo de “linha” que a bola descreve no ar) e altura (relação de distância com o solo durante o voo). Também é possível analisar ângulos horizontais e verticais de lançamento, nível de compressão da bola durante impacto, spin, rolagem, distância e dispersão.

Já o Sam Putt Lab é um sistema de análise e treino de putting baseado em mensurações por ultrassom. Analisa em câmera lenta a precisão da tacada final. O nível de detalhamento é tão bom que permite fornecer 28 parâmetros de análise envolvendo o stroke de putter, tais como duração do movimento, rotação, tempo de impacto, direção e percentual de consistência.

*Imagens dos equipamentos adquiridos


Fonte: CBG
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla