Ministério do Esporte Primeiro esgrimista agraciado pela Bolsa Pódio, Renzo Agresta planeja uma temporada ainda melhor
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Primeiro esgrimista agraciado pela Bolsa Pódio, Renzo Agresta planeja uma temporada ainda melhor

Participante de três Jogos Olímpicos (2004, 2008 e 2012), o esgrimista Renzo Agresta é o primeiro da modalidade a receber o auxílio financeiro do programa Bolsa Pódio. O nome do atleta saiu na lista de novos contemplados que foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).  Anteriormente, Agresta fazia parte do grupo que recebia o Bolsa-Atleta. Agora, está em um patamar mais avançado, com benefícios maiores, devido ao desempenho no ranking mundial.

“Assim que o meu nome foi colocado no Diário Oficial da União, a equipe do Bolsa Pódio me mandou um e-mail, contando a novidade. Estava na Itália treinando visando o início da temporada que vale para a classificação olímpica. Fiquei extremamente feliz, pois esse apoio será muito importante na minha preparação para os Jogos Olímpicos”, descreve Agresta.

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

Com o benefício aumentado, o esgrimista não nega que seu ânimo se renovou: “Esse benefício vai ajudar na manutenção dos meus treinamentos no exterior, e isso é fundamental na minha preparação para os jogos olímpicos. Acredito que o Bolsa Pódio é um projeto que irá ter impacto direto na obtenção das principais medalhas olímpicas do Brasil nas olimpíadas do Rio”, elogia.

Conheça os investimentos na esgrima:

Por meio de convênio, esgrimistas brasileiros ganham experiência internacional em 2014
Renzo Agresta se prepara na Itália em busca de pontos para o ranking mundial


Principal nome do país na modalidade, Renzo Agresta lembrou-se inclusive de quando começou a se aventurar no mundo da esgrima. “Na minha carreira, tive a possibilidade de poder ser o primeiro esgrimista a alcançar alguns resultados inéditos e agora fui o primeiro a receber o Bolsa Pódio. Fico feliz em poder ajudar a divulgar mais o meu esporte, e possivelmente abrir espaço para atletas da nova geração conseguirem trilhar o mesmo caminho. Existem diversos atletas com potencial de receber o pleito, e espero um dia poder ver diversos nomes na lista para o benefício. Comecei a treinar com 12 anos, e quando iniciei o apoio era integralmente da minha família. Fico feliz em poder mostrar a eles que o apoio que recebi ao longo desses anos está dando frutos”.

A ansiedade para conseguir uma vaga nas Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016 é grande, mas Agresta está bastante confiante. Tanto por ter conquistado resultados importantes em 2014 quanto pela possibilidade de disputar seu quarto Jogos Olímpicos em seu País. “Tive um excelente ano, conseguindo o melhor ranking mundial de um brasileiro na história da esgrima. E, isso se deve à constância de bons resultados. Além do mais, me consagrei bicampeão individual dos jogos sul-americanos, outro feito inédito no meu esporte. Acredito que ainda existe espaço para melhora, e espero que eu continue melhorando até os jogos do Rio”, disse, altamente confiante.

Para chegar à sua quarta Olimpíada, Agresta planeja fazer diversos estágios na Itália e disputar o máximo de competições do Circuito Mundial. A seletiva para a participação do Rio em 2016 vai de abril deste ano até abril do ano que vem.


Petronilo Oliveira
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla