Ministério do Esporte Ministério do Esporte prepara mediadores para I Fórum de Esporte e Lazer Indígena
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Ministério do Esporte prepara mediadores para I Fórum de Esporte e Lazer Indígena

Foto: Paulino Menezes/ MEFoto: Paulino Menezes/ MEO Ministério do Esporte em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) deu início na manhã desta sexta-feira (30.01) ao "Encontro de Mediadores", evento que capacitará representantes indígenas e não indígenas de todas as unidades da federação. No evento estão sendo discutidas e traçadas as diretrizes que irão regular o I Fórum de Políticas Públicas de Esporte e Lazer para os Povos Indígenas, a ser realizado ainda este ano, em Cuiabá (MT).

A necessidade de o governo e os órgãos parceiros consolidarem as políticas públicas de esporte e lazer para os índios norteou a fala de Andrea Ewerton, diretora de programas intersetoriais da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis). Após apresentação dos representantes das etnias e dos órgãos parceiros, a diretora mostrou as providências a serem tomadas para concretizar essa política.

“Para que aconteça essa consolidação será formulada uma agenda com propostas conjuntas da UFMT, Ministério do Esporte, Saúde, Fundação Nacional do Índio (Funai), Comitê Intertribal (ITC), Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), que servirá como indicador para a escolha de representantes indígenas e não indígenas que possam diagnosticar as demandas e organizar as representações das respectivas regiões-estados, a fim de ouvir e construir coletivamente uma política de inclusão e participação autônoma das comunidades indígenas ao esporte e ao lazer como direitos sociais”, afirmou Andrea.

O encontro, que ocorre em Brasília, está trabalhando com quatro eixos temáticos: esporte, lazer, cultura e território; esporte, lazer e desenvolvimento sustentável; esporte, lazer, saúde e educação; esporte de alto rendimento e atletas indígenas.

» Programação:

30.01 (sexta-feira)

8h às 10h - Apresentação dos eixos temáticos do Fórum Nacional de Esporte e Lazer Indígena;

14h às 16h - Discussão e sistematização do eixo 1, chegada e recepção dos participantes e dos mediadores.

31.01 (sábado)

8h às 10h - Discussão e sistematização do eixo 3;

10h às 12h - Discussão e sistematização do eixo 4;

À tarde - Elaboração de um plano de trabalho por estado para composição dos representantes indígenas no I Fórum Indígena;

16h30 - Apresentação dos diagnósticos por estado e organização do grupo de trabalho para o Fórum, em Cuiabá (MT).

Cleide Passos
Ascom – Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla