Ministério do Esporte Atletas da luta olímpica iniciam temporada em competições internacionais
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Atletas da luta olímpica iniciam temporada em competições internacionais

No dia 29 de janeiro, as atletas da seleção feminina de luta olímpica embarcam para a Europa para encarar os primeiros desafios de 2015. Elas vão à França disputar o Golden Grand Prix, e depois seguem para a Suécia, para lutar no torneio Klippan Landy Open. No início de fevereiro, os lutadores do estilo livre e greco-romano vão a Cuba para o período de treinamento e para o Torneio Cerro Pelado.

Aline Silva conquistou em 2014 a primeira medalha brasileira em campeonatos mundiais da modalidade (Foto: Divulgação/CBLA)Aline Silva conquistou em 2014 a primeira medalha brasileira em campeonatos mundiais da modalidade (Foto: Divulgação/CBLA)

O ano de 2014 foi especial para a modalidade, quando a lutadora Aline Silva conquistou a primeira medalha brasileira em campeonatos mundiais, a prata na categoria 75kg. O trabalho desenvolvido neste ano é primordial no ciclo olímpico. “As meninas, que têm as principais chances de medalhas, estão indo para um tour na Europa para treinamento e competições. Os homens vão a Cuba para treinar e encarar um dos eventos mais fortes das Américas e do mundo. Daí em diante os atletas participam de uma série de competições internacionais e nacionais, como o Campeonato Brasileiro e o Pan-Americano da modalidade, que é classificatório para o Pan de Toronto, no Canadá.”, explica o presidente da Confederação Brasileira de Lutas Associadas, Pedro Gama Filho.

Conheça os investimentos na luta olímpica:

Ministério do Esporte faz entrega simbólica de equipamentos de luta olímpica em São Paulo
No Japão, atletas da luta olímpica intensificam treinamento visando Mundial de Uzbequistão
Japão: parceria pretende elevar nível técnico da luta olímpica nacional

A luta olímpica conta atualmente com quatro atletas que recebem o apoio financeiro do Bolsa Pódio, que faz parte do Plano Brasil Medalhas do Ministério do Esporte, voltado para os brasileiros que figuram entre os 20 melhores do ranking mundial das modalidades olímpicas e paraolímpicas: Aline Silva (72kg), Joice Silva (58kg), Dailane Reis (63kg) e Laís Nunes (63kg).

Pedro Gama ressalta que a aproximação do Rio 2016 faz com que os treinamentos e as competições internacionais sejam mais importantes na preparação dos atletas. “Estamos próximos do grande objetivo, que é trazer uma medalha inédita para o país nos Jogos Olímpicos. A partir daqui cada momento é especial. A participação dos atletas brasileiros nas competições internacionais é necessária se para trazer na bagagem e continuar conquistando resultados inéditos”, completa o presidente.

“O nosso planejamento inicial era conquistar uma medalha olímpica em 2020, mas, quando ganhamos a oportunidade de receber os Jogos em 2016, resolvemos antecipar a meta. Assim, direcionamos investimentos na luta feminina e já colhemos os frutos”, diz Pedro Gama Filho.   

Breno Barros
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla