Ministério do Esporte Ministro e embaixador conversam sobre cooperação esportiva entre Brasil e Azerbaijão
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Ministro e embaixador conversam sobre cooperação esportiva entre Brasil e Azerbaijão

Ministro presenteia embaixador com o livro do jornalista Mário Filho: "O negro no futebol brasileiro" (Foto: Paulino Menezes/ ME)Ministro presenteia embaixador com o livro do jornalista Mário Filho: "O negro no futebol brasileiro" (Foto: Paulino Menezes/ ME)

A cooperação esportiva entre Brasil e Azerbaijão, que vem se aprofundando nos últimos anos, foi o tema do encontro entre o embaixador Elnur Sultanov e o ministro do Esporte George Hilton, nesta quarta-feira (14.01), em Brasília. O diplomata azerbaijanês ressaltou o interesse mútuo em prosseguir e aprofundar os compromissos entre os países.

“Viemos parabenizar o novo ministro pelo cargo. Conversamos sobre o estado atual da cooperação esportiva entre os dois países, que já é forte, além das perspectivas futuras de encaminhamento dos acordos”, disse Sultanov.

O diplomata entregou ao ministro Hilton uma carta do ministro do Esporte e Juventude do Azerbaijão, Azad Rahimov, que expressa o desejo de dar continuidade à cooperação entre os dois países. Eles ainda conversaram sobre formas de apoiar a iniciativa de entidades brasileiras e azerbaijanezas de organizar um torneio mundial de capoeira no Rio de Janeiro em maio de 2015.

Em novembro de 2014, os governos do Brasil e do Azerbaijão firmaram um plano de ação conjunto para o intercâmbio esportivo, nas modalidades de futebol e luta olímpica, este último, esporte tradicional no país europeu. Além disso, os dois países realizarão troca de experiências na organização de megaeventos.

O Azerbaijão será a sede dos Jogos Olímpicos Europeus deste ano. Em 2016, o país receberá uma prova da Fórmula 1, em circuito de rua na capital Baku, e o Campeonato Mundial de Xadrez. Em 2017, o Azerbaijão vai realizar os Jogos Islâmicos.

Ex-integrante da União Soviética, independente desde 1991, a República do Azerbaijão participou de cinco Olimpíadas e conquistou 26 medalhas: seis de ouro, cinco de prata e 15 de bronze.

Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla