Ministério do Esporte Seleção Brasileira de ciclismo treina em Maringá para a Copa do Mundo
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Seleção Brasileira de ciclismo treina em Maringá para a Copa do Mundo

Foto: Divulgação/ MaringáFoto: Divulgação/ Maringá

Os atletas que vão representar a Seleção Brasileira de Ciclismo de Pista durante a 3ª etapa da Copa do Mundo, em Cali, na Colômbia, nos dias 17 e 18 de janeiro, estão concentrados desde o último dia 3 no Velódromo Municipal de Maringá. Até os Jogos Olímpicos do Rio 2016, a estrutura na cidade paranaense será a casa do ciclismo de pista brasileiro. A Seleção continuará reunida no Paraná até o próximo dia 11.

No fim de 2013, a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e a prefeitura de Maringá assinaram um convênio para que o velódromo da cidade seja o centro oficial de treinamento dos atletas da seleção brasileira de ciclismo de pista. A parceria visa os Jogos Olímpicos do Rio em 2016.

Para o técnico da seleção, Emerson Silva, a equipe conta com estrutura de ponta. “Nossa seleção também treina na Suíça, mas a nossa base de treinamento é aqui, pois recebemos todo o apoio que precisamos”.

Flávio Cipriano treina para a Copa do Mundo (Foto: Divulgação CBC)Flávio Cipriano treina para a Copa do Mundo (Foto: Divulgação CBC)O Velódromo foi inaugurado em 2008 e faz parte do complexo esportivo da Vila Olímpica de Maringá, que ainda tem dois ginásios, quadras de areia, duas piscinas (uma olímpica e outra semi olímpica), além do estádio Willie Davids, que recebe partidas de futebol e conta com pista de atletismo.

Copa do Mundo
A seleção embarca dia 12 para a Colômbia e terá pela frente o desafio de superar os resultados positivos que foram alcançados durante as duas primeiras etapa da competição, disputadas em Guadalajara, no México, em novembro; e em Londres, em dezembro.

O técnico Emerson Silva reconhece a qualidade dos adversários, mas acredita que os brasileiros podem continuar evoluindo e conquistar resultados inéditos nesta terceira etapa. “Por ser uma competição classificatória para o Mundial de Pista e também para Rio 2016, sabemos do alto nível que iremos encontrar. De qualquer forma, os nossos atletas foram muito bem nas duas primeiras etapas e, após esse breve descanso no final do ano, acredito que podemos chegar a resultados ainda melhores na Colômbia”, acredita.

Para competir na Colômbia, foram convocados cinco atletas, incluindo o nome de Hugo Osteti, ciclista oriundo do BMX. Flávio Cipriano, Kacio Freitas e Gideoni Monteiro completam o time masculino. Gabriela Yumi, que é de Maringá, será a representante no feminino. Dos cinco ciclistas que defenderão o Brasil na Colômbia, apenas Gideoni não é contemplado pela Bolsa-Atleta do governo federal.

“Desde criança eu participava de competições e fico feliz em poder representar Maringá e o Brasil nessas grandes competições. Estamos treinando para a Copa do Mundo, mas pensando também nas Olímpiadas de 2016, pois é um sonho de qualquer atleta participar de uma Olímpiada sediada em seu país”, disse Gabriela Yumi.

A delegação terá ainda o técnico Emerson Silva, o mecânico Eduardo Oliveira e o diretor do Departamento de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), Francisco Florencio.

Para Francisco Florencio, a expectativa do time brasileiro é a melhor possível. “Os últimos treinamentos que a seleção realizou na Suíça, através do Projeto de Intercâmbio, foram muito bem aproveitados pelos atletas e a evolução do grupo é muito clara. Nas duas primeiras etapas da Copa do Mundo, conseguimos resultados inéditos na história do ciclismo brasileiro e isso deverá permanecer nas próximas competições internacionais que iremos disputar”, reforça.

» Calendário da Copa do Mundo de Pista 2014/2015
1ª etapa – Guadalajara – 8 e 9/11/2014
2ª etapa – Londres – 5 e 7/12/2014
3ª etapa – Cali – 17 e 18/01/2015

Fontes: CBC e Prefeitura de Maringá
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

 

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla