Ministério do Esporte Rio de Janeiro sedia primeiro Mundialito de basquete 3x3
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Rio de Janeiro sedia primeiro Mundialito de basquete 3x3

(Foto: Divulgação/CBB)(Foto: Divulgação/CBB)

O primeiro Mundialito de Basquete 3x3 abre o calendário de 2015 da Confederação Brasileira de Basketball (CBB). O evento será realizado no próximo domingo (11.01), a partir das 8h30, no Parque dos Patins, na zona sul do Rio de Janeiro, com a participação de quatro equipes: Brasil Amarelo, Brasil Verde, Estados Unidos (Equipe Denver) e Sérvia (Equipe Novi Sad).

“Trata-se de um evento importante para a massificação da modalidade. Teremos transmissão da TV aberta e queremos gerar mais reconhecimento do público e elevar o nível dos nossos atletas. Estamos trazendo o que há de melhor no basquete 3x3 no mundo. O Novi Sad lidera o ranking mundial da FIBA, foi campeão do FIBA 3x3 All Stars, em Doha, no Qatar, e campeão do FIBA 3x3 World Tour de Tóquio, no Japão. Já o Denver ocupa a primeira colocação no ranking americano e ficou em quinto na final do World Tour”, disse o gerente de Eventos da CBB, Fernando Coloneze.

O Brasil Verde terá o ala Rogério Klafke, que disputou os Jogos Olímpicos de Atlanta (1996) e foi ouro nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg (1999), o armador Guto (ex-Flamengo e Palmeiras), Alessandro Casé (ex-Lins) e Diguinho (Equipe São Paulo). Já o Brasil Amarelo será composto por Juninho (Equipe São Paulo DC), Marcellus Sarmento (Equipe Santos), Jordan Burger (Equipe Santos) e Carlos Silva Júnior (Equipe Lendas).
 
“Temos uma expectativa de um grande equilíbrio. O 3x3 é uma modalidade que está crescendo cada vez mais e se tornando mais atraente para quem gosta de basquete. Por jogarmos em casa, espero que tenhamos sucesso”, afirmou Rogério, que foi campeão da Copa América 3x3 juntamente com Alessandro Casé, Diego Conceição e Eric Tatu.
 
O Novi Sad é o atual líder do ranking mundial da FIBA, foi campeão do FIBA 3x3 All Stars, em Doha, no Qatar, e campeão do FIBA 3x3 World Tour de Tóquio, no Japão.

“Jogar o Mundialito é uma honra e todos estamos muito animados para disputar este torneio de alto nível. Será nossa primeira vez no Brasil, então espero que não fiquemos distraídos com a beleza do Rio”, disse o sérvio Dusan Domovic Bulut, número um do ranking da FIBA, que terá como companheiros Marko Savic, Dejan Majstorovic e Marko Zdero.
 
Já o Denver ocupa a primeira colocação no ranking americano e ficou em quinto na final do World Tour 2014 e foi vice-campeão da Copa América no ano passado. “Estamos extremamente honrados pelo convite para voltar ao Rio e jogar o Mundialito. Posso dizer com confiança em nome da equipe do Denver de que o Rio é um dos nossos lugares favoritos no mundo. As pessoas incríveis, combinadas com as mais belas paisagens, tornam a experiência inesquecível”, afirmou Derek Griffin, que jogará ao lado de Corey Andre Campbell, Marcus King-Stockton e Gary Sugar.
 
Os jogos do basquete 3x3 são realizados com duas equipes de três jogadores e um reserva que se enfrentam em meia quadra. A primeira disputa internacional foi realizada nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Cingapura, em 2010. O Brasil esteve presente nos Campeonatos Mundiais de 2012 (Espanha), 2013 (Indonésia) e 2014 (Rússia) e é o atual campeão masculino e vice feminino do Campeonato Mundial Universitário. Em 2014, o Brasil, liderado por Rogério Klafke, foi campeão da Copa América de Basquete 3x3 ao derrotar na final o Denver, por 12 a 11.

Fonte: CBB
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla