Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE
Ministério do
Esporte

Prefeitura do Rio de Janeiro faz balanço de obras para Olimpíadas

Em balanço apresentado nesta sexta-feira (19.12) dentro do Parque Olímpico da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes relatou os avanços alcançados em 2014 na preparação da cidade para os Jogos Olímpicos de 2016. Ele detalhou o estágio de todas as instalações e reforçou que os estádios começarão a ser entregues a partir do meio do ano que vem.

Foto: Danilo Borges/ MEFoto: Danilo Borges/ ME

“As Olimpíadas começam em 2015. Falta um ano e meio. Vamos começar a entrega a partir de agosto, setembro. Depois, vamos inaugurar dois equipamentos olímpicos a cada dois meses. É um desafio grande, mas as coisas estão bastante em dia”, afirmou Eduardo Paes, que aproveitou a oportunidade para visitar algumas obras do Parque Olímpico, como o Centro de Tênis e as Arenas Cariocas.

Segundo o prefeito, a única obra que não está dentro do cronograma é a do velódromo, com três semanas de atraso. Ainda assim, Paes demonstrou otimismo em relação à entrega. “Não é uma tragédia, você recupera facilmente. Toda a fundação está ficando pronta. Estamos confiantes de que vai ser possível entregar no prazo. De todos os estádios do Parque Olímpico, é o menor, com cinco mil lugares”, explicou.

Além do Parque Olímpico, o prefeito ressaltou o avanço das obras na Região Deodoro, que começaram em 2014. Eduardo Paes comentou que a pista do Ciclismo BMX está em fase de terraplanagem, assim como o circuito da Canoagem Slalom, que depois dos Jogos será transformada em piscina de uso público.

O Campo de Golfe foi citado por Paes como exemplo positivo. Segundo ele, a topografia dos 18 buracos foi concluída e 95% do plantio da grama foi executado. Já o prédio de apoio do complexo está em fase de fundação.

Foto: Danilo Borges/MEFoto: Danilo Borges/ME

Eventos-teste
Durante a apresentação do balanço, Eduardo Paes confirmou que o Centro Olímpico de Tênis será a primeira instalação do Parque Olímpico a ser testada. Com previsão de entrega para o quarto trimestre de 2015, o Centro tem evento-teste agendado para dezembro de 2015. A arena principal terá capacidade para 10 mil pessoas. O complexo ainda terá duas quadras com cinco e três mil lugares, além de 13 quadras de treino e aquecimento, com 250 lugares cada.

Na Região de Deodoro, a previsão da realização de eventos-teste varia. O Centro de Hipismo, de Hóquei sobre Grama, a pista de BMX, o Circuito de Canoagem Slalom e a pista de Mountain Bike têm eventos previstos para o segundo semestre de 2015. Já o Centro de Tiro, a Arena da Juventude e o Estádio devem ser testados em 2016.

Foto: Danilo Borges/MEFoto: Danilo Borges/ME

Outras áreas
O balanço apresentado por Eduardo Paes contemplou obras de mobilidade urbana e legado que estão sendo executadas na cidade. O prefeito do Rio citou o BRT Transcarioca como uma antecipação do legado, pois a obra já foi entregue. “É um marco importante que foi antecipado e carrega 350 mil pessoas no dia a dia”, destacou.

Paes ainda citou a conclusão da demolição da Perimetral, intervenção mais importante do ponto de vista urbanístico, segundo ele, e prometeu novidades em relação ao Elevado do Joá, que será duplicado e deverá começar a sofrer intervenções em janeiro de 2015.

Vagner Vargas, Brasil 2016, do Rio de Janeiro
Ascom - Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla