Ministério do Esporte Grêmio Náutico União batiza nova frota de barcos comprados com recursos do governo federal
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Grêmio Náutico União batiza nova frota de barcos comprados com recursos do governo federal

Um dos maiores e mais tradicionais clubes brasileiros, o Grêmio Náutico União, de Porto Alegre, celebra a renovação de sua frota de barcos para o remo. Com recursos de convênios com o Ministério do Esporte, o clube comprou 33 novos barcos. O primeiro lote, de 16 embarcações, veio da Alemanha e já começou a ser usado pelas equipes. O segundo lote, que vem da Itália, terá mais 17 barcos e chegará no próximo mês de janeiro.

Para comemorar, haverá uma cerimônia de batismo de uma das unidades da nova flotilha durante o evento de entrega do prêmio Destaques Esportivos 2014, nesta quarta-feira (10.12), à noite. Um dos barcos estará exposto no salão nobre, onde se realizará a premiação. O Ministério do Esporte estará representado na cerimônia pelo diretor de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Avellar, e pelo coordenador do programa Bolsa-Atleta, o ex-ginasta Mosiah Rodrigues.

(Fotos: Giuliano Ceccato/Divulgação)(Fotos: Giuliano Ceccato/Divulgação)

O nome escolhido para a homenagem é o de Edu João de Deus, ex-diretor do Grêmio Náutico que morreu em 2013. João de Deus era coordenador do Almoço dos Ilheiros, encontro que existe há 32 anos e reúne semanalmente atletas, ex-atletas, técnicos, dirigentes e associados do clube.

Convênios
Em mais de 100 anos de existência, esta é a primeira vez que o clube gaúcho recebe recursos externos para investir em suas modalidades. O Ministério do Esporte celebrou dois convênios com o com o Grêmio Náutico que somam R$ 6,7 milhões. No primeiro, em 2011, foi autorizada a compra dos 16 barcos, encomendados da Alemanha, além de equipamentos e material esportivo para natação, ginástica olímpica e esgrima.

No segundo convênio, de 2012, o recurso foi destinado à aquisição de outros 17 barcos para o remo, desta vez fabricados na Itália, e de equipamentos para judô (300 tatames), ginástica (conjuntos de colchões, trampolim, mesa de salto, cama elástica e argolas) e esgrima adaptada (cadeiras de rodas e conjuntos de roupas). Também foi prevista compra de uniformes para atletas e comissões técnicas de natação, judô, remo, esgrima e ginástica; equipamentos para cinesioterapia (terapia do movimento); aparelhos de musculação; e material para os departamentos de nutrição, medicina e fisioterapia.

As compras fazem parte do investimento do governo federal para garantir boa preparação dos atletas que vão defender o Brasil nos Jogos Olímpicos e nos Jogos Paraolímpicos Rio 2016 e principalmente para assegurar um legado amplo e duradouro às modalidades, para além do Rio 2016, de modo a beneficiar as futuras gerações do esporte nacional.

“Diversos clubes formadores de atletas estão recebendo recursos para melhorar e ampliar sua estrutura. Várias modalidades olímpicas e paraolímpicas também estão tendo apoio para comprar novos materiais, contratar profissionais, organizar competições e fomentar as categorias de base. Essa estratégia é parte da formação da Rede Nacional de Treinamento que está sendo estruturada em todo o país”, explica Ricardo Leyser, secretário de Esporte de Alto Rendimento do governo federal.

O Clube
A fundação do Grêmio Náutico União, em 1º de abril de 1906, está ligada à sua tradição com a prática do remo. O clube foi idealizado por seis jovens remadores (Carlos Arnt, Hugo Deppermann, Arno Deppermann, Hugo Berta, Arnaldo Bercht e Emílio Bercht), que receberam um terreno no centro de Porto Alegre e ergueram a Ruder Verein-Freundschaft (Sociedade de Regatas Amizade) para incentivar a prática do esporte. A sede era um barraco de tábuas e ficou conhecida como Clube dos Guris.

Hoje, cerca de 700 atletas federados treinam em três sedes: Petrópolis, Moinhos de Vento e Ilha do Pavão. O Grêmio Náutico é o único clube brasileiro que conta com uma ilha própria, no delta do rio Jacuí. Neste local está o Centro de Excelência de Treinamento de Remo, com raia homologada para competições internacionais.

De acordo com o coordenador do Remo, Marcello Varriale, nos últimos 20 anos o clube revelou remadores olímpicos como Otávio Bandeira (Barcelona 1992), André Costa, Marcelus Marcili Silva, Giovanni Della Valentina (Atlanta 1996) e Anderson Nocetti (Sydney 2000 / Atenas 2004 / Pequim 2008).

Em 2014, o coordenador informa que há nove atletas do Grêmio Náutico na Seleção Brasileira de Remo: Evaldo Becker Morais e Ronaldo Vargas disputaram o Campeonato Mundial Sênior; Augusto Scheffer, o Mundial Sub-23; Alef da Rosa Fontoura e David Boeira de Sousa, o Mundial Júnior; e Allan Bitencourt, Leandro Tozzo, Victor Ruzicki, Altenir Sartori Junior competiram nos Jogos Sul-Americanos.

Outras modalidades também são destaques no clube e estão sendo beneficiadas com a compra de equipamentos de ponta do convênio com o Ministério do Esporte. A esgrima, por exemplo, pôde aumentar seu espaço de treinamento de três para dez novas pistas para a sala de armas. Na natação houve melhorias de piscinas após compra de equipamentos como blocos de partida. O parque aquático do Grêmio Náutico é um dos mais modernos do Brasil.

Mariana Garcia, especial para o Ministério do Esporte
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla