Ministério do Esporte Paraguai sediará a próxima edição dos Jogos Sul-Americanos Escolares 2015
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Paraguai sediará a próxima edição dos Jogos Sul-Americanos Escolares 2015

(Foto: Francisco Medeiros/ME)(Foto: Francisco Medeiros/ME)

O Paraguai foi o país escolhido para sediar os Jogos Sul-Americanos Escolares 2015, na manhã deste sábado (6.12), em Aracaju (SE). Em assembleia ordinária, o Conselho Sul-Americano de Esporte (Consude), também conduziu a eleição para escolha do país que presidirá o Conselho pelos próximos dois anos. Por unanimidade, o Chile foi o eleito e o Peru ficou com a primeira vice-presidência, e a Venezuela com a segunda.

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, falou sobre o risco que o doping tem gerado ao esporte e a necessidade de combatê-lo. “Acredito que alguns buscam o doping, para conseguir resultados e com isso patrocínio, mas é preciso que haja sanções”, explicou o ministro, apontando três ameaças que têm atrapalhado o esporte: a dopagem de atletas, principalmente nas modalidades de alto rendimento, a compra de grandes eventos que trazem para o campo do esporte uma descontrolada e espúria luta mercadológica, e a manipulação de resultados de competições esportivas que geraria um mercado fraudulento de apostas, de dimensões internacionais”, afirmou o ministro.

O presidente do Consude, o uruguaio Ernesto Irurueta, que passou o cargo à ministra do Esporte do Chile, Natalia Riffo – primeira mulher a ocupar o cargo —, agradeceu ao Brasil pela oportunidade de realizar os Jogos Sul-Americanos em Aracaju. “Todo esse esforço foi vital para manter viva a união e respeitar as diferenças”, afirmou o presidente. Ministra do Esporte do Chile, Natalia Riffo (Foto: Francisco Medeiros/ME)Ministra do Esporte do Chile, Natalia Riffo (Foto: Francisco Medeiros/ME)

Também foi discutida a criação de uma organização antidopagem para a América do Sul. “É preciso que todos os países adotem o novo código mundial de dopagem, que é para ser implantado em 1º de janeiro de 2015. Apenas três países do continente estão alinhados e temos menos de 30 dias para implantar, sabemos que não dará tempo, mas estamos à disposição para colaborar em cada adaptação das normas”, explicou Irurueta, acrescentando que este assunto terá continuidade no Seminário de antidopagem, que acontecerá em abril do próximo ano, na Venezuela.  

Também foi informado aos membros do Consude, a realização da reunião do Comitê Intergovernamental de Educação Física e Esporte da Unesco, a se realizar em Lausanne, na Suíça, de 28 a 30 de janeiro de 2015, e que dará continuidade ao debate sobre a revisão da Carta Internacional de Educação Física e Esporte da Unesco. O ministro Vilmar Coutinho Júnior, da assessoria Internacional do Ministério do Esporte, distribuiu entre as delegações o anteprojeto de revisão da carta e pediu aos países membros que repassassem eventuais comentários sobre o assunto às delegações de Brasil, Colômbia e Cuba, países que representam a região da América Latina e Caribe no Cigeps.

 Estiveram presentes ainda à Assembleia o Antônio Hora Filho, presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE); Gílson Dória, coordenador dos jogos e secretário do Estado do Esporte e Lazer de Sergipe (SEEL); Ricardo Cappelli, secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte do Brasil; Laurent Petrinka, presidente da Federação Internacional de Desporto Escolar (ISF); Jan Coolen, secretário geral da ISF; Tito Montaño, ministro do Esporte da Bolívia; Ismanto Adna, ministro do Esporte de Suriname; Juan Carlos, vice ministro da Colômbia; PaúlCalle, vice ministro do Equador; Maria Jose Pesce, diretora da Oficina Regional da WADA na América Latina; além de assessores de outros países.

Cleide Passos, de Aracaju
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla