Ministério do Esporte Jogos Sul-Americanos Escolares 2014 são abertos em Aracaju (SE)
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Jogos Sul-Americanos Escolares 2014 são abertos em Aracaju (SE)

O clima de alegria tomou conta do público que compareceu ao Ginásio Constâncio Vieira, na cidade de Aracaju (SE), na tarde desta sexta-feira (5.12), para assistir a abertura oficial dos Jogos Sul-Americanos Escolares 2014, que acontecem no Brasil pela terceira vez. Na presença de várias autoridades do mundo esportivo, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, deu as boas-vindas aos participantes e destacou o evento como um momento de fraternidade vivido entre os países do continente sul-americano.

(Foto: Francisco Medeiros/ME)(Foto: Francisco Medeiros/ME)

“Espero que suas energias não sejam apenas para os jogos, mas para construir um futuro e superar os desafios como cidadãos de cada país”, declarou o ministro Aldo Rebelo, aos 1.800 atletas e público presentes.  Já o governador do estado Jackson Barreto destacou a alegria da juventude na competição. “Vocês estão sendo recebidos com a alegria, com o coração e com o comprometimento deste povo”, afirmou o governador.

Ao som da música aquarela brasileira, as delegações desfilaram com as bandeiras de seus países e trajes típicos de suas regiões. A parte cultural ficou por conta do Grupo de Reisado 12 estrelinhas, de Rosário do Catete, que com roupas coloridas e adornadas de fitas, dançou e cantou acompanhado de tambor, sanfona e triângulo.  Dois grupos de ginástica artística e rítmica mostraram seus talentos. O primeiro apresentou a dança da aranha, e o segundo uma coreografia de gala ao som da música do grande mestre do forró, Luiz Gonzaga.

O presidente do Conselho Nacional de Esporte (Consude), Ernesto Irurueta, ressaltou. “Que o Brasil nesses dias não tenha fronteiras. Estamos sendo representados pelos jovens, e agradeço também aos professores, pois são eles que fazem as coisas acontecerem. Temos os Jogos Sul-Americanos, como nossa maior riqueza. Depois dessa competição levaremos o melhor para nossas vidas”, concluiu Irurueta.

O presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), Antônio Hora Filho, agradeceu a todos os parceiros por acreditar no estado de Sergipe para realização dos Jogos, e em especial ao Ministério do Esporte. Ele lembrou ainda, da realização de duas edições dos jogos, e da Gimnasyade, maior evento escolar do mundo, realizada em 2013, em Brasília, com a parceria do Ministério do Esporte. “Isso demonstra o compromisso que o ministério tem com o esporte”, afirmou Hora.

(Foto: Francisco Medeiros/ME)(Foto: Francisco Medeiros/ME)

Outro ponto alto da cerimônia aconteceu quando a nadadora sergipana Sanny Marques acendeu o fogo na pira dos jogos. “Adorei levar a tocha em um campeonato tão importante. Este é um momento marcante em minha vida”, disse a nadadora do colégio Amadeus, que competirá nos 50m  e 100m peito. Antes a tocha foi conduzida pelas atletas Corbalan Ana Paula, do pentatlo da Argentina, e a brasileira Heloisa Dias, do atletismo.

Cleide Passos, de Aracaju
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla