Ministério do Esporte Confira a agenda esportiva do fim de semana
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Confira a agenda esportiva do fim de semana

Neste fim de semana os atletas brasileiros disputam competições dentro e fora do Brasil. Na Alemanha, o conjunto brasileiro de ginástica artística encara a Copa do Mundo por Equipes até domingo. No Brasil, atletas de mais de dez países lutam a Copa Brasil de Luta Olímpica 2014 no Rio de Janeiro.



Confira a programação completa:

Luta olímpica
O ginásio do CEFAN, no Rio de Janeiro, recebe neste fim de semana a Copa Brasil de Luta Olímpica 2014. No primeiro dia de competição serão disputadas as oito categorias da luta feminina e mais quatro do estilo greco-romano. Argentina, Brasil, Canadá, Cazaquistão, Chile, Equador, Estados Unidos, Japão, Peru, Rússia e Suécia participam nesta edição do torneio que já faz parte do calendário internacional da luta olímpica mundial.

Na luta feminina, três das principais seleções do mundo encabeçam a briga por medalhas: Japão, Brasil e Canadá. O Brasil vem com três atletas entre as melhores do mundo em suas categorias. Aline Silva é terceira do ranking mundial da United World Wrestling na categoria até 75kg, Joice Silva se mantém entre as melhores do mundo desde 2012 na categoria até 58kg e Giullia Penalber que terminou em oitavo no campeonato mundial na categoria até 55kg e dessa vez disputará a competição na categoria olímpica até 53kg. Lais Nunes, vice-campeã pan-americana e Dailane Gomes, bronze no Mundial Militar, representam o país na categoria até 63kg.

Ginástica
O conjunto brasileiro de ginástica artística disputa a Copa do Mundo por Equipes até domingo na Alemanha. Arthur Nory, Arthur Zanetti, Francisco Barretto Júnior e Lucas Bittencourt estão representando o Brasil na competição masculina por equipes. Já o ginasta Sérgio Sasaki compete na individual geral.

Taekwondo
Iris Sing, Gabriela Viaes, Josiane Lima, Raphaella Galacho, Venilton Teixeira, Gustavo Almeida, Henrique Precioso e André Bilia representam o Brasil no Aberto da Turquia de taekwondo. Os brasileiros estão em busca de mais de 10 pontos no ranking mundial.

Na próxima semana, nos dias 3 e 4 de dezembro, o lutador brasileiro Guilherme Dias é o representante do país na final do Grande Prêmio de Taekwondo, em Querétaro, no México. A competição reúne os principais atletas da temporada em cada categoria.

Vôlei de praia
O Circuito Banco do Brasil Nacional desembarca para uma maratona de vôlei de praia em Brasília. A capital sediará duas etapas do segundo maior torneio do país. A primeira delas ocorre de sexta-feira (28) a domingo (30), a partir no Parque da Cidade, com entrada franca para a torcida.

Atletismo
O Campeonato Sul-Americano de Atletismo de Menores, para atletas com idade até 17 anos, será disputado até domingo nos Estádios Pascual Guerrero e Pedro Grajales, na cidade de Cáli, na Colômbia. A competição reúne representantes de dez países da América do Sul e o Brasil conta com uma delegação formada por 69 atletas, 33 homens e 36 mulheres.

A antepenúltima etapa do Ranking CAIXA CBAt de Corredores de Rua de 2014 será disputada no próximo domingo nas imediações do Estádio do Pacaembu, em São Paulo. A prova fecha o Circuito de Corridas da CAIXA e tem como atração o baiano Sivaldo Santos Viana, campeão antecipado na categoria masculina. Com percursos de 5 km e de 10 km, este último conta pontos para o ranking.

Handebol
A Seleção Brasileira feminina de handebol encara em Málaga o Torneio Internacional da Espanha. A competição seguirá até domingo (30) e o Brasil terá como adversários a Tunísia, Polônia e Espanha, respectivamente.



Tênis de mesa
A delegação brasileira de tênis de mesa disputa o Campeonato Mundial Juvenil da modalidade, em Xangai, na China. Ao todo, serão cinco brasileiros no Mundial juvenil:

Bruna, Alexia Nakashima, Leticia Nakada, Massao Kohatsu e Hugo Calderano, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude deste ano. A participação verde e amarela começará no domingo (30), com a disputa feminina por equipes.

Judô
O Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, na Bahia, recebe neste domingo (30.11) o Desafio Internacional de Judô, entre Brasil e Itália. A disputa será o primeiro evento-teste do local. Trata-se de um desafio misto: Eleudis Valentim (52kg), Marcelo Contini (73kg), Mariana Silva (63kg), Eduardo Bettoni (90kg), Rochele Nunes (+70kg) e Camila Nogueira (+70kg) formarão a equipe verde e amarela.

Rúgbi
Neste sábado o Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos, recebe o confronto entre Brasil e Paraguai. O confronto vale pontos no ranking mundial da modalidade.

Na próxima semana as seleções brasileiras de sevens encaram dois grandes desafios.  Nos dias 4 e 5 de dezembro, a seleção feminina fará sua estreia na Série Mundial de Sevens Feminina 2014-15, que terá início em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Já nos dias 5 e 6, no mesmo local, é a vez dos homens entrarem em campo pela segunda etapa da Série Mundial de Sevens Masculina 2014-15. As duas seleções entram como convidadas no tradicional torneio. As Tupis terão pela frente na primeira fase Canadá, Inglaterra e Fiji, ao passo que os Tupis enfrentarão Fiji, Argentina e França.

Natação
Termina neste sábado, na piscina da Unisanta, em Santos, o 23º Brasileiro Juvenil / Troféu Carlos Campos Sobrinho de natação. O campeonato é dividido em juvenil 1 (nascidos em 1999) e juvenil 2 (1998) e também é seletiva para o V Mundial Junior, em Cingapura, de 1 a 6 de setembro de 2015. A competição na Ásia contará com nadadores nascidos de 1997 a 2000 e nadadoras de 98 a 2001.

Breno Barros
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla