Ministério do Esporte Aldo Rebelo propõe campanha educativa contra a dopagem
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Aldo Rebelo propõe campanha educativa contra a dopagem

(Foto: Francisco Medeiros/ME)(Foto: Francisco Medeiros/ME)O ministro do Esporte Aldo Rebelo defendeu nesta quinta-feira (27.11), durante reunião do Conselho Nacional do Esporte (CNE), a promoção de uma campanha para preservar a ética nas competições esportivas e combater a fraude à saúde de atletas e praticantes de esporte. “Além de executar as medidas práticas, técnicas, dos cuidados no âmbito da ciência, nós devemos promover uma campanha que respalde essa preocupação com a dopagem - uma campanha de cunho pedagógico. É preciso fazer um esforço de educar as crianças, os jovens e os atletas com relação aos valores mais elevados da prática do esporte, que são os valores das próprias relações humanas”, disse.   

Na reunião, ocorrida em Brasília, no Ministério do Esporte, Aldo Rebelo afirmou que os valores e referências morais que o esporte transmite precisam ser preservados. O ministro lembrou que existe um esforço estruturado dentro do governo brasileiro com a missão de combater a falta de ética no esporte, desde quando o Brasil assumiu a responsabilidade de acolher eventos da magnitude da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos. E ressaltou que a dopagem é uma das grandes mazelas “que ameaçam os princípios e os valores da prática esportiva no mundo”. “O esporte tem que ser praticado com valores e referências morais e éticas”, completou.

Aos conselheiros e ao ministro, o secretário nacional para a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), Marco Aurélio Klein, fez um balanço das ações da entidade em 2014 que envolveram a capacitação de profissionais, cooperação internacional, testes antidopagem em diversas modalidades, construção do programa educativo e a campanha #SouMaisEu para conscientizar os esportistas. “Iniciamos um trabalho grande de educação. A ABCD é uma entidade nova e começou as operações entendendo que o grande desafio é a prevenção. Para fazer um bom trabalho de prevenção, é preciso atuar muito na área de educação”, disse Klein.

O secretário relatou a situação do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem que está em processo de reacreditação perante a Agência Mundial Antidopagem (AMA). “O equipamento é moderno, com novas instalações, novos equipamentos, com técnicos mais preparados para a luta contra a dopagem no Brasil. Entendemos que a luta contra a dopagem é uma questão de ética. De preservar e lutar para que o atleta que vai a uma competição saiba que ele vai para uma competição que precisa ser limpa, e dos atletas que acreditam no seu potencial, talento e capacidade de treinamento”, acrescentou Klein.

As novas instalações do laboratório, localizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), conta com investimento de R$ 110,4 milhões — financiados pelos ministérios do Esporte e da Educação. As novas instalações do laboratório têm papel fundamental no objetivo principal da (ABCD), que visa ter um esporte limpo de dopagem e quer aplicar um amplo programa de educação, prevenção e detecção do uso de substâncias dopantes por parte dos atletas brasileiros.

Na 28ª reunião do Conselho Nacional do Esporte também foram tratados temas referentes a alto rendimento, Lei de Incentivo ao Esporte e alteração de calendário de início de campeonatos estaduais de futebol.

Alteração do calendário de futebol
Foram aprovadas também as alterações de calendário da Federação Brasiliense de Futebol, que pediu a antecipação do início do campeonato estadual em função da disputa da Copa Verde, e da Federação Baiana, em relação à Copa Nordeste.

Bolsa-Atleta
Durante a reunião, foram aprovadas duas resoluções sobre o programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte. O diretor da Secretaria Nacional de Alto Rendimento, Ricardo Avellar, explica que as propostas apresentadas ratificam o entendimento do governo sobre os critérios e procedimentos para concessão das bolsas para atletas de modalidades olímpicas, paraolímpicas, pan-americanas e outras.
 
“O Bolsa-Atleta é um dos principais programas do Ministério do Esporte e estamos em um esforço permanente de aperfeiçoamento das normas e dos procedimentos para melhor atender os mais de 7 mil beneficiados e potenciais candidatos à bolsa. A cada ano, procuramos tornar mais ágil, eficaz e transparente o processo de indicação de eventos, inscrições, contemplação e concessão do benefício. Também procuramos melhorar o atendimento ao bolsista e modernizar a análise dos processos de prestação de contas”, assinala Avellar.

Lei de Incentivo ao Esporte
O diretor do Departamento de Incentivo e Fomento ao Esporte, Paulo Vieira, apresentou o relatório de Gestão de 2013 com as principais informações sobre os projetos e os recursos captados.

Paulo Vieira antecipa que em março será o seminário sobre o balanço e perspectivas da Lei de Incentivo ao Esporte para tratar de aprimoramentos da legislação atual, aprimorar dos procedimentos, facilitar a execução dos projetos e diminuir a burocracia. “Estamos fazendo reuniões para tratar da mudança e prorrogação da lei e também iremos discutir pontos que precisam ser efetivamente aprimorados.”

O diretor aproveitou a oportunidade para divulgar a quinta edição do Prêmio Empresário Amigo do Esporte, que homenageia as empresas e pessoas físicas que mais apoiaram e investiram no esporte nacional por meio da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE). O evento será realizado no dia 9 de dezembro, em São Paulo.

A ata da reunião e as resoluções aprovadas pelo CNE serão publicadas no Diário Oficial da União nos próximos dias. Confira os nomes dos integrantes do Conselho Nacional do Esporte (CNE).

Breno Barros
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
 

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla