Ministério do Esporte Bolsista assume a liderança do ranking mundial de judô na categoria até 78kg
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Bolsista assume a liderança do ranking mundial de judô na categoria até 78kg

O Brasil voltou a ter três atletas no topo do ranking mundial em suas categorias. Depois da disputa do Grande Prêmio de Qingdao, na China, a campeã mundial Mayra Aguiar (78kg), que recebe o apoio do programa Bolsa Atleta Pódio, do Ministério do Esporte,  subiu uma posição, ultrapassou a francesa Audrey Tcheumeo e agora está na primeira colocação entre as meio pesadas.

“O ano não começou muito bem por causa das cirurgias que fiz. Consegui participar apenas de duas competições. Então, seria difícil voltar ao primeiro lugar ainda neste ano. Fico muito feliz por estar mais uma vez liderando o ranking mundial e por ter alcançado meus objetivos em 2014”, declarou Mayra, que operou o joelho direito e o cotovelo esquerdo no início de 2014.

Charles Chibana (66kg) e Rafael Silva (+100kg) se mantiveram na liderança de suas categorias.  Mayra Aguiar, Charles Chibana e Rafael Silva, entre outros vários judocas da Seleção Brasileira, são contemplados com a Bolsa Pódio, do governo federal.

Após o período de recuperação, a atleta da Sogipa voltou a competir em julho no Grand Slam de Tyumen, na Rússia, onde conquistou o ouro. Em agosto, na cidade de Chelyabinsk, a gaúcha, de 24 anos, sagrou-se campeã mundial ao superar justamente Tcheumeo na final. De quebra, com o quarto pódio em Mundiais, a brasileira se tornou a judoca com mais medalhas na segunda competição mais importante do calendário mundial. Graças ao desempenho, Mayra Aguiar foi indicada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) ao prêmio de Atleta do Ano e ao recém-criado “Atleta da Torcida”.

Além dos três líderes do ranking mundial, o Brasil possui outros 13 atletas na zona de ranqueamento olímpico (até o 22º lugar no masculino e o 14º no feminino). No ligeiro, Felipe Kitadai (60kg) é o oitavo; Eric Takabatake (60kg) é o 16º; e Sarah Menezes (48kg) é a segunda. No meio leve, Érika Miranda se manteve na terceira colocação. No leve, Alex Pombo (73kg) é o 18º e Marcelo Contini (73kg), o 22º; enquanto no feminino Rafaela Silva é a sétima e Ketleyn Quadros a 13ª. Victor Penalber (81kg) é o 4º, Tiago Camilo (90kg) é o 14º e Luciano Correa (100kg) é o 15º. Entre os pesados, além do líder Rafael Silva, o Brasil tem David Moura na oitava colocação e Maria Suelen Altheman na vice-liderança. No meio médio e no médio feminino, as brasileiras mais bem colocadas são Mariana Silva e Maria Portela, ambas na vigésima primeira colocação.

2014 na reta final
O calendário da Federação Internacional de Judô conta com apenas mais dois eventos em 2014: o Grand Prix de Jeju, que não terá a presença de brasileiros e será disputado entre os dias 27 e 29 de novembro; e o Grand Slam de Tóquio, de 5 a 7 de dezembro.

Já o calendário nacional terá o Desafio Internacional Brasil e Itália, em Lauro de Freitas (BA), no próximo dia 30, além da Seletiva Nacional das Categorias de Base, de 3 a 7 de dezembro; e a Seletiva Rio 2016 – III Etapa, no dia 13 de dezembro.

Fonte: CBJ
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla