Ministério do Esporte Esporte, cultura e arte. Jogos Escolares vão além das competições
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Esporte, cultura e arte. Jogos Escolares vão além das competições

Não é só o esporte que é oferecido aos jovens que participam dos Jogos Escolares da Juventude. Na etapa de 15 a 17 anos, em João Pessoa, os estudantes de todo o país tiveram contato também com temas que fazem parte do cotidiano da juventude. Neste edição, a temática “Esporte e Saúde” foi a base dos debates culturais na área de convivência montada no Centro de Convenções da cidade.  

Foto: Francisco Medeiros/MEFoto: Francisco Medeiros/ME

Em 2013 o tema foi “Esporte e Música”. Neste ano, a proposta foi dividida em três áreas: corpo saudável, alimentação saudável e o jovem limpo – que tratou da dopagem no esporte. Todo o conteúdo educacional proposto nos dias dos Jogos Escolares está disponível no site do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

A pedagoga do departamento cultural do COB, Mariana Ferreira, explica que as atividades visam inserir os alunos no contexto dos temas mais debatidos pela juventude.  

“A minha área fica responsável em pensar no tema do centro de convivência. O assunto deste ano atende perfeitamente o momento vivido pelos jovens que estão disputando os Jogos. Além de pensarmos os temas, trouxemos a sexóloga Laura Miller, para falar de saúde e sexologia e tirar as dúvidas dos jovens”, conta.

Paralelo às atividades que envolveram os atletas escolares de todo o país, os estudantes da secretaria municipal de educação também puderam vivenciar o clima da maior competição escolar da América Latina.



A experiência dos alunos das escolas municipais envolveu o jogo de memória e o jogo de tabuleiro, além de assistir a filmes que explicam o movimento olímpico. A proposta do COB é inserir as crianças no mundo do esporte, apresentando diferentes modalidades que as crianças ainda desconhecem.

“As crianças conhecem só as modalidades populares, como o futebol, basquete e vôlei. Mostramos o hipismo, saltos ornamentais ou badminton. Modalidades que eles desconhecem”, acrescenta Mariana.  

Em contato com as secretarias de educação, o COB disponibilizou cinco dias para visitas dos alunos no Centro de Convivência. Mais de 300 crianças da rede municipal, com idade entre 8 a 10 anos, participaram das atividades. “Queremos disseminar o espírito olímpico. A mescla entre esporte e educação é o caminho para formar o futuro do nosso país”, finaliza a pedagoga.  

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil, correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio do Governo do Estado da Paraíba, da Prefeitura de João Pessoa e patrocínio máster da Coca-Cola.
 

Breno Barros, de João Pessoa
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla