Ministério do Esporte Esporte escolar é tema de seminário internacional em São Paulo e gera recomendações ao ministério
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Esporte escolar é tema de seminário internacional em São Paulo e gera recomendações ao ministério

DivulgaçãoDivulgaçãoA experiência de países com tradição no fomento do esporte escolar foi compartilhada por 80 especialistas durante o seminário internacional "Megaeventos, Educação Física e Esporte Escolar". Profissionais dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Bélgica, Alemanha, Austrália, além do Brasil participaram do evento promovido pelo Ministério do Esporte, em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade de Birmingham, da Inglaterra.

O evento, que foi realizado na reitoria da Unesp, em São Paulo, nesta segunda e terça (3 e 4.11), serviu para discutir a prática esportiva como ferramenta de promoção da saúde, da excelência no esporte e dos valores olímpicos e paraolímpicos. “A importância dessa discussão é ainda maior quando consideramos a realização dos megaeventos esportivos no Brasil, que constituem uma oportunidade única para alavancar o desenvolvimento e a prática esportiva no âmbito escolar”, ressaltou Ricardo Cappelli, secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social.

O objetivo do encontro também foi o de formular propostas para a área, segundo André Arantes, diretor de esporte de base e alto rendimento do Ministério do Esporte. “A ideia foi trazer especialistas que conhecem a fundo e têm estudos sobre o esporte na escola para ouvi-los e discutir encaminhamentos para as áreas da educação física e do esporte escolar”, afirmou.

O evento resultou em três ações apresentadas na carta de recomendação a ser entregue ao Grupo de Trabalho Legado Esportivo Educacional e Megaeventos, coordenado por Arantes. “Como fruto dessa iniciativa, elaboramos a Carta de São Paulo com essas recomendações. Todas as discussões foram gravadas em DVD e também haverá uma publicação da Unesp, com artigos e trabalhos dos especialistas”, informou.

Os trabalhos foram iniciados com a palestra “A influência dos Megaeventos Esportivos”, apresentada pelo diretor do Centro de Politicas do Esporte da Universidade de Birmingham, Jonathan Grix. A programação contou ainda com quatro painéis: “Legado educacional e megaeventos esportivos”; “Política da educação física e exemplos no exterior”; “Promovendo a saúde, valores e participação” e “A identificação de talentos esportivos na escola”.

Carla Belizária
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla