Ministério do Esporte Com recorde de participantes, João Pessoa recebe etapa dos Jogos Escolares da Juventude
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Com recorde de participantes, João Pessoa recebe etapa dos Jogos Escolares da Juventude

A maior competição escolar do Brasil está chegando a João Pessoa com mais um recorde de participantes. Entre os dias 6 e 15 de novembro, mais de 4 mil jovens atletas de 15 a 17 anos de todo o país se reunirão na capital paraibana para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude. A competição organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), com apoio do Ministério do Esporte, já se consolidou como o grande evento revelador de talentos para o esporte do Brasil, reunindo estudantes de todos os estados brasileiros na disputa de 13 modalidades esportivas, além de várias atividades culturais e educativas.

Jogos Escolares da Juventude 15-17 Anos, em Belém (Foto: Wagner Carmo/Inovafoto/COB)Jogos Escolares da Juventude 15-17 Anos, em Belém (Foto: Wagner Carmo/Inovafoto/COB)

Os Jogos Escolares da Juventude João Pessoa 2014 envolverão aproximadamente 4.700 pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes dos 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal e uma delegação da cidade sede. O recorde anterior foi da etapa realizada em Belém, em 2013, com 4.684 participantes, sendo 3.982 atletas. Integrantes do COB estão na capital paraibana desde o início da semana para acertar os últimos detalhes para o início da competição.

“Os Jogos Escolares da Juventude visam contribuir para a inserção social dos jovens através do esporte e estamos muito satisfeitos com os resultados que estamos alcançando. A cada edição avançamos no número de participantes e estabelecemos novos padrões na organização. Nosso grande desejo é ver dentro do ambiente escolar a formação de base que já está revelando representantes em nível internacional”, disse o gerente Geral de Juventude e Infraestrutura do Comitê Olímpico Brasileiro e Diretor Geral dos Jogos Escolares da Juventude, Edgar Hubner.

Os Jogos Escolares da Juventude são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. A competição de abrangência nacional reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 4 mil cidades participantes.

“A etapa nacional do evento está consolidada e conseguimos estabelecer um padrão bastante elevado para que os atletas se sintam como se estivessem em uns Jogos Olímpicos. Por isso, nossa meta para os próximos anos é envolver ainda mais cidades e escolas nas fases municipais e estaduais para que o esporte seja mais um elemento que contribua efetivamente para a transformação social de nosso país”, observou Edgar Hubner.

Atualmente, a competição é tida como referência internacional, por isso João Pessoa receberá 35 observadores internacionais de 26 países do mundo, que acompanharão todos os detalhes da organização para tirarem proveito das melhores práticas e iniciativas.  

Esta será a terceira vez que João Pessoa recebe os Jogos Escolares da Juventude. Em 2008, foi sede da etapa de 12 a 14 anos e em 2012 recebeu a de 15 a 17. Na cidade, serão disputadas competições de atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. Além das competições, os jovens atletas terão a sua disposição uma ampla gama de eventos paralelos às competições. O programa socioeducativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos Valores Olímpicos e ao exemplo positivo da prática esportiva.

Ao longo de todo o evento, os jovens talentos terão contato ainda com ídolos do esporte nacional. Doze atletas olímpicos e pan-americanos atuarão como embaixadores, com o objetivo de contribuir para a formação dos alunos/atletas dentro e fora da competição, através de palestras, atividades culturais, presença no local da competição da respectiva modalidade, entre outras ações. Entre os embaixadores os destaques são os campeões olímpicos Ricardo Santos (vôlei de praia) e Sarah Menezes (judô) e o medalha de bronze em Atenas 2004 na maratona, Vanderlei Cordeiro de Lima.

Os Jogos Escolares da Juventude já estão consagrados como o maior celeiro de atletas do esporte olímpico brasileiro. Dos 97 atletas do Time Brasil que participaram com sucesso dos Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014, no mês passado, 54 passaram pela competição nacional. Entre eles estão os medalhistas Hugo Calderano (tênis de mesa), Layana Colman (judô), Duda Lisboa (vôlei de praia), Matheus Santana, Luiz Altamir, Giovanna Diamante e Natalia de Luccas (natação).

Os Jogos Escolares da Juventude revelaram também 17 atletas para o Time Brasil nos Jogos Olímpicos Londres 2012. O evento foi o responsável pelo surgimento de medalhistas olímpicas como as judocas Sarah Menezes e Mayra Aguiar, das finalistas olímpicas Rosângela Santos e Ana Claudia Lemos, do atletismo, e do semifinalista Leonardo de Deus, da natação, entre outros. A tendência é que no Rio 2016, mais atletas revelados nos Jogos Escolares integrem a delegação brasileira.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio do Governo do Estado da Paraíba, da Prefeitura de João Pessoa e patrocínio máster da Coca-Cola.

Fonte: COB
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla