Ministério do Esporte Secretário Cappelli participa da abertura dos Jogos Universitários Brasileiros 2014 em Aracaju
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Secretário Cappelli participa da abertura dos Jogos Universitários Brasileiros 2014 em Aracaju

A capital sergipana será o palco da maior competição universitária das Américas: os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2014. Três mil atletas de 26 estados e do Distrito Federal participam em Aracaju, nesta quinta-feira (30.10), da cerimônia de abertura no clube do Banese, às 20h. O secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis) do Ministério do Esporte, Ricardo Cappelli, participa da solenidade.


(Foto: Divulgação/CBDU)(Foto: Divulgação/CBDU)

Realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), em parceria com o Ministério do Esporte, os JUB’s contam também com o apoio da prefeitura de Sergipe e da Federação Atlética de Estudantes (FAES). A competição termina no dia 9 de novembro.

Disputados em 11 modalidades, a grande novidade do JUB’s deste ano será os torneios individuais de ginástica rítmica (maça, bola, fita e arco), tênis e vôlei de praia, modalidades optativas escolhidas pela cidade-sede. Na primeira semana, acontecerão as competições individuais, com natação, atletismo, xadrez, judô e as três optativas. Na segunda, será a vez do basquete, vôlei, handebol e futsal.

Aquecimento da economia
Com previsão de bater o recorde de participantes, os Jogos Universitários prometem movimentar a economia local. A competição reunirá cerca de 4 mil pessoas, entre comitê organizador, dirigentes, membros da comissão técnica e esportistas

Para acolher os participantes da competição, 22 hotéis estão fechados para receber as delegações. Serão 40 mil diárias consumidas nesse período, 80 mil refeições, além do fomento do turismo na região. Uma frota de 70 ônibus, 54 vans e 25 carros garantirão as idas e vindas para os hotéis, refeitório e para as 21 praças esportivas que receberão as competições.  O comitê organizador do evento e o refeitório oficial funcionarão no clube da AABB, na Aruanda.

Atletas de elite
Além de ser um dos principais meios de revelação de talentos, o JUBs reúne grandes nomes do esporte nacional e provas de alto nível técnico. São aguardados atletas olímpicos como a nadadora Joana Maranhão, que representará a Uninassau, de Pernambuco, com a experiência de duas Olimpíadas: Atenas (2004) e Pequim (2008).

Geisa Coutinho no atletismo, pela Celso Lisboa, do Rio de Janeiro, participou das Olimpíadas de Londres em 2012. E o trio do basquete da Uninassau que acabou de voltar do Mundial na Turquia: Adrianinha Moises, que disputou quatro Olimpíadas, tendo obtido seu melhor resultado em Sidney (2000), conquistando a medalha de bronze. Além de Franciele Nascimento (Pequim 2008) e Nádia Coalhado (Londres 2012).

Sergipanos nos JUBs
Centro e vinte e oito atletas sergipanos disputarão em todas as modalidades. Entre os anfitriões que buscarão o ouro universitário diante de sua torcida estão: o tenista Victor Maynard, o judoca Edu Lougan e Garcez Freitas, no atletismo. Na última edição disputada em Goiânia, os sergipanos conquistaram seis medalhas: dois ouros (vôlei de praia e futsal) e quatro pratas (duas no atletismo, uma no basquete feminino e outra no handebol masculino).

Carla Belizária
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla