Ministério do Esporte Mais experiente, mesatenista acerta detalhes para segunda participação na Copa do Mundo
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Mais experiente, mesatenista acerta detalhes para segunda participação na Copa do Mundo

Foto: Divulgação/CBTMFoto: Divulgação/CBTMNa próxima sexta-feira (24.10) o brasileiro Cazuo Matsumoto disputa a Copa do Mundo Masculina de Tênis de Mesa, que será disputada até domingo (26), em Dusseldorf, na Alemanha. Indo para a sua segunda participação individual – a primeira foi em 2009, na Rússia – o brasileiro se sente mais experiente e quer levar essa bagagem para mais um desafio no mais alto nível.

“Estou bem diferente, assim como o meu jogo. Não sou o mesmo jogador de 2009. Estou bem regular, então minha expectativa é de fazer um torneio muito melhor do que naquela vez”, disse Cazuo, que recebe o benefício do programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte.

Na Alemanha, o mesatenista vai encarar um sistema novo de disputa na competição. “Em 2009, fiz uma boa participação. O estilo da Copa do Mundo foi mudando. Em 2008, eles faziam quatro grupos e os primeiros da América Latina, América, África e Oceania já enfrentavam um grupo com três cabeças de chave. Já em 2009, eles fizeram uma Copa Intercontinental, onde esses quatro se enfrentavam e só um saía para jogar com os melhores. Foi bom, pois logo na minha estreia fui o campeão dessa copa e enfrentei os melhores do mundo”, lembrou o brasileiro.

Na edição de 2014, o sistema será novamente diferente. Os oito melhores ranqueados já aparecem nas oitavas de final. Os outros doze serão divididos em quatro grupos de três, com os dois melhores de cada avançando à fase eliminatória. Como aparece na 18ª colocação entre os participantes, Cazuo terá de passar pela etapa inicial.

Armas de Cazuo
Já ciente do que tem de fazer em seus jogos e seguindo com seu ritmo forte de treinamentos, Cazuo também busca entusiasmo em outras fontes. Um de seus artifícios é rever confrontos em que teve uma atuação notável para relembrar alguns golpes e elevar o espírito.

“Às vezes, assisto alguns jogos em que gostei da minha atuação para me sentir bem. Acho que ajuda. No Mundial por Equipes desse ano, por exemplo, eu joguei bem contra a Rússia em duas partidas. Venci o Alexander Shibaev e o Mikhail Paikov, marcando dois pontos para o Brasil, que acabou vencendo por 3 a 2”, explicou Cazuo, que tem um duelo em especial que o inspira.

“No ano passado, na Copa do Mundo por Equipes, eu enfrentei o Jun Mizutani, do Japão, que era o número nove do mundo (hoje é o sétimo), e consegui impor bastante o meu jogo. Se entrar na mesa com a mesma criatividade e agressividade daquela vez, acho que consigo encarar qualquer um”, completou.

Descanso e foco na reta final
O estado emocional é determinante para um bom desempenho no alto nível. Sabendo disso, Cazuo agora foca na concentração e no descanso para colocar em prática o seu melhor tênis de mesa.

“Vou descansar o máximo possível para não entrar com o corpo travado e me sentir tranquilo. Quando sinto que estou descansado e com a cabeça boa, as coisas fluem. Quando não estou bem, acabo não dormindo direito e não consigo perceber alguns detalhes do jogo. O mais importante pra mim agora é isso”, finalizou.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Fonte: CBTM
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla