Ministério do Esporte Por meio de convênio, esgrimistas brasileiros ganham experiência internacional em 2014
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Por meio de convênio, esgrimistas brasileiros ganham experiência internacional em 2014

Os esgrimistas brasileiros tiveram uma temporada única em 2014. Viveram um período repleto de estágios, treinamento e competições no exterior, tudo visando ao aprimoramento técnico. Hotel, malas, embarque e desembarque fizeram parte da rotina dos atletas, que estiveram presentes em diversos torneios da modalidade.

(Foto: Divulgação/ECP)(Foto: Divulgação/ECP)

Principal nome brasileiro do sabre, Renzo Agresta é o exemplo da rotina puxada que gerou bons resultados. Ele representou o Brasil em nove países este ano: Espanha, Itália, Chile, Rússia, Grécia, Estados Unidos, Polônia, Bulgária e Porto Rico. De todas as competições do calendário internacional de esgrima, ele deixou de disputar apenas a etapa de Budapeste, quando fez a opção de participar de um estágio de treinamento no Rio de Janeiro. Para proporcionar a experiência internacional aos atletas, a Confederação Brasileira de Esgrima (CBE) contou com auxílio financeiro por meio de convênio firmado com o Ministério do Esporte.

Com três participações em Jogos Olímpicos, Renzo Agresta – que é beneficiado pelo programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte – explica que nos últimos anos a participação brasileira em viagens internacionais vem aumentando. “No último ciclo olímpico, eu morava na Itália, o que facilitava as viagens pela Europa. Agora morando no Brasil, percebi bem como tive uma temporada com muitas viagens para disputar competições internacionais que possibilitam pontos para o ranking mundial”, disse.

(Foto: Divulgação)(Foto: Divulgação)Estar entre os principais jogadores do mundo em competições e treinamentos tem papel primordial no desenvolvimento técnico dos brasileiros. Com o apoio dos recursos do convênio, o Brasil conquistou um dos resultados mais expressivos da temporada. Na etapa do Circuito Mundial em Seul, na Coreia do Sul, o país obteve a medalha de bronze no individual, com Ghislain Gabriel Perrier, na espada, e a equipe nacional conquistou uma vitória inédita contra a Itália, atual campeã olímpica.

O apoio foi essencial para que os atletas fizessem a aclimatação nas principais competições do ano. Em março, Agresta conquistou o ouro nos Jogos Sul-Americanos no Chile. No segundo semestre, competiu o Pan-Americano da modalidade, em Porto Rico, e o Campeonato Mundial na Rússia. Durante a temporada, o jogador chegou a ficar em 15º no ranking mundial do sabre da Federação Internacional de Esgrima (FIE), melhor posição de sua carreira.

“Foi excelente conseguir uma posição inédita no ranking mundial e ter conquistado o bicampeonato inédito nos Jogos Sul-Americanos no Chile. Só tenho que ficar feliz com a minha evolução e os resultados nas etapas da Copa do Mundo, como conseguir ficar no top 10 em Atenas, na Grécia, e 15º em Chicano, nos Estados Unidos. Foi algo muito bacana conseguir essa evolução”, revela.

Resultados
O Brasil conquistou pela primeira vez o título geral da esgrima no Campeonato Sul-Americano, com quatro medalhas de ouro em Santiago, no Chile. No Campeonato Mundial na Rússia, a equipe brasileira de florete feminino terminou na 13º colocação. Já a seleção feminina de espada ficou em 14º. Renzo Agresta competiu o Mundial com material emprestado, pois sua bagagem foi extraviada, e terminou a competição em 52º lugar. A competição conta com mais de 100 atletas em cada uma das categorias – sabre, florete e espada.

Neste mês de outubro, inicia-se a temporada 2014/2015. A primeira competição foi o Campeonato Brasileiro, disputado no Rio de Janeiro. “No próximo ano, a primeira competição importante será em abril, no Pré-Pan, que conta pontos para o ranking mundial e vale vaga para os Jogos Rio 2016. Teremos também os Jogos Pan-Americanos de Toronto, onde podemos repetir o pódio do último Pan, disputado em Guadalajara, no México, em 2011”.



Breno Barros
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla