Ministério do Esporte Com auxílio de tecnologia, golfe brasileiro busca evolução para Rio 2016
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Com auxílio de tecnologia, golfe brasileiro busca evolução para Rio 2016

(Foto: Divulgação/CBG)(Foto: Divulgação/CBG)

A ciência no esporte é a aliada do golfe brasileiro para garantir a evolução na modalidade. Em fase de importação, o Brasil está prestes a ter pela primeira vez dois equipamentos que auxiliarão os atletas no aperfeiçoamento das jogadas: Flight Scope X2, que funciona como um GPS de precisão que acompanha a trajetória da bola, e o Sam Putt Lab Standard, que analisa em câmera lenta a precisão da tacada final.

Os equipamentos, adquiridos por meio de convênio firmado entre o Ministério do Esporte e a Confederação Brasileira de Golfe (CBG), são os primeiros do país, garantindo aos brasileiros a mesma oportunidade de treinamento encontrada no exterior. “Para se aperfeiçoar, os jogadores tinham que ir ao exterior. A partir de agora, teremos pela primeira vez a oportunidade de utilizar e aprimorar as jogadas aqui no país, com as mesmas condições que os jogadores encontram em outros centros internacionais”, explica o diretor executivo da Confederação Brasileira de Golfe (CBG), Márcio Galvão.
Luciane Lee busca uma vaga nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)Luciane Lee busca uma vaga nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)
Para começar a adaptação aos novos equipamentos, 60 treinadores brasileiros participarão em São Paulo, entre os dias 27 e 28 de outubro, do segundo Programa de Treinamento de Profissionais de Golfe voltado para os centros de treinamentos móveis. O curso contará com a participação do coach nacional Shaun Case, do gerente técnico da CBG, Nico Barcellos, e do britânico Craig Thomas – coach e profissional da PGA. “Os equipamentos são de alta tecnologia e os técnicos em cada região estarão treinados para utilizá-los. Isso garantirá o acesso aos atletas do país inteiro”, explica Márcio Galvão.

O conjunto de equipamentos Flight Scope X2 funciona como um GPS que fornece dados quantitativos, o que permite aprimorar a execução dos fundamentos da modalidade e analisar as características de trajetória do voo da bola. Já o Sam Putt Lab Standard é utilizado para analisar a precisão da tacada final em câmera lenta. Assim, os profissionais poderão analisar os 28 parâmetros de putting, fundamental no golfe.

Esporte no país
Atualmente, o Brasil conta com 25 mil praticantes do esporte. Com o bom desempenho dos atletas brasileiros em competições internacionais e a futura participação nos Jogos Olímpicos, o esporte vem ganhando mais visibilidade no país, como explica o diretor executivo da CBG. “O interesse pela modalidade aumentou muito. Inclusive da parte das secretarias de esporte das cidades. O projeto Golfe para a Vida já capacitou mais de 200 professores de educação física. Com a iniciativa, mais de 50 mil crianças já tiveram contato com o esporte. Esta é a grande expansão do golfe brasileiro”, afirma.  

“A nossa missão é levar o golfe às crianças. Queremos desmistificar que o golfe é um esporte de elite. A nossa meta é conseguir até 2016 que mais de 200 mil crianças tenham a oportunidade de conhecer e praticar a modalidade, número que é superior a dez vezes o número de praticantes da modalidade hoje no país”, conclui.

Breno Barros
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla