Ministério do Esporte Esgrimista Renzo Agresta abre temporada com a conquista do oitavo título brasileiro no sabre
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Esgrimista Renzo Agresta abre temporada com a conquista do oitavo título brasileiro no sabre

(Foto: Divulgação)(Foto: Divulgação)O esgrimista Renzo Agresta conquistou, nesta quarta-feira (01.10), o seu oitavo título do Campeonato Brasileiro no sabre, no Forte São João, na Urca, no Rio de Janeiro. A competição abriu a temporada 2014/2015 da modalidade. “Eu tinha mesmo a expectativa de conquistar mais um título brasileiro. Agora, é seguir com a preparação, pensando nas etapas da Copa do Mundo”, disse Renzo. O campeão venceu os dez jogos que disputou e, na final, derrotou Enrico Pazzi, da Sogipa, por 15 a 9. O esgrimista é atleta do clube Pinheiros e tem apoio da Petrobras, Exército Brasileiro, PBT Fencing e do Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte.

Renzo ainda espera definição da Federação Internacional de Esgrima sobre a substituição ou não da etapa do Senegal da Copa do Mundo, que seria a abertura da temporada internacional e que foi cancelada por causa da epidemia do ebola na África. “A segunda etapa está confirmada para Budapeste, na Hungria, em novembro. Serão temporadas importantes as que virão por aí. Em abril de 2015 começa a valer o ranking para a classificação olímpica - vai até março de 2016 - para os Jogos do Rio”, disse Renzo.

Na esgrima, o critério para a montagem da seleção considera o ranking e a disputa do Pré-Olímpico. Uma seleção completa de esgrima, feminina e masculina, em todas as armas, é formada por 16 atletas. Terão vagas asseguradas os 14 primeiros do ranking mundial, no limite de dois atletas por país. E o Brasil, na condição de país-sede, tem oito vagas garantidas. “A Confederação Brasileira deve esperar o ranking para definir como serão distribuídas essas oito vagas”, avaliou Renzo.

Na temporada 2013/2014, Renzo obteve resultados expressivos, incluindo o ouro nos Jogos Sul-Americanos de Santiago e o bronze no Pan-Americano de San José, além de boas colocações em etapas da Copa do Mundo - chegou a atingir o 15º posto no ranking mundial do sabre, o melhor resultado da carreira.
 

Fonte: Assessoria do atleta
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla