Ministério do Esporte Instituições inscritas no Atleta na Escola têm até 30 de setembro para apresentar resultados
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Instituições inscritas no Atleta na Escola têm até 30 de setembro para apresentar resultados

Foto: Divulgação/MECFoto: Divulgação/MECAs escolas de todo o Brasil que aderiram ao programa Atleta na Escola, uma parceria dos Ministérios do Esporte e da Educação (MEC), têm até a próxima terça-feira (30.09) para inserir os resultados das seletivas no site do programa no MEC. A inserção dos resultados das competições no Programa Dinheiro Direto na Escola - software conhecido como PDDE Interativo – é obrigatória.  Na etapa escolar essa obrigatoriedade é da escola, e na etapa estadual/regional, da Secretaria de Educação Estadual. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) já está liberando os recursos para as escolas cadastradas. 
 
A adesão ao programa Atleta na Escola foi considerada positiva, porque os resultados esperados superaram a meta prevista, em função da boa aceitação das escolas. As adesões chegaram a 44 mil escolas ultrapassando a marca de  23 mil alcançada em 2013, contemplando alunos nas modalidades de atletismo, judô, voleibol e mais dez modalidades paraolímpicas.
 
A grande novidade do programa este ano foi a inclusão do esporte paraolímpico, ou seja, a entrada das modalidades de atletismo, bocha, goalbol, judô, natação, tênis de mesa em cadeira de rodas, e voleibol sentado, masculino e feminino. As modalidades de futebol de 5 (deficiência visual), e futebol de 7 (paralisia cerebral), também entraram, exclusivamente para o gênero masculino. Todas essas modalidades esportivas fazem parte da Paraolimpíada Escolar. Na categoria olímpica, a modalidade de atletismo foi ampliada com a entrada no programa do arremesso de peso. Juntaram-se ao programa voleibol e judô, além das que fizeram parte do programa no ano passado.
 
“A percepção do governo federal mostra que as competições escolares já existem há anos, e que a etapa escolar nunca fez parte do processo de classificação para a etapa nacional dos Jogos Escolares, e esse fato afastou a participação de grande número de interessados. Para corrigir essa falha e democratizar o acesso dos jovens ao esporte, é fundamental garantir assim o dever constitucional do direito universal e a prática do esporte. O MEC e o ME decidiram pela proposição e financiamento da etapa escolar e pelo apoio supletivo para as etapas classificatórias seguintes”, disse o coordenador do Atleta na Escola no Ministério do Esporte, André Arantes.
 
O Atleta na Escola é um programa entre os ministérios do Esporte e da Educação que busca desenvolver e difundir valores olímpicos e paraolímpicos entre estudantes da educação básica, incentivar a formação do atleta escolar, com as ações dos Jogos Escolares da Juventude, identificar, orientar e acolher jovens talentos, com ações nos Centros de Iniciação Esportiva.
 
Cleide Passos
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla