Ministério do Esporte Damiris, uma realidade na seleção brasileira para o Mundial de basquete na Turquia
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Damiris, uma realidade na seleção brasileira para o Mundial de basquete na Turquia

Damiris Dantas é o destaque da seleção nacional no Mundial da Turquia (Foto: Wagner Carmo/inovafoto/CBB)Damiris Dantas é o destaque da seleção nacional no Mundial da Turquia (Foto: Wagner Carmo/inovafoto/CBB)“Não sou mais uma promessa, sou uma realidade”. Essa é a resposta da ala-pivô da Seleção Brasileira Adulta, Damiris Dantas, quando apontada como uma das maiores revelações do basquete brasileiro nos últimos tempos. Na temporada 2013/14, a jogadora de 21 anos e 1,93m foi titular no Minnesota Lynx, uma das mais importantes franquias da WNBA (Liga Feminina de Basquete dos Estados Unidos) com dois títulos recentes, em 2011 e 2013. Damiris, que recebe o apoio financeiro do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte e é uma das beneficiadas pelo suporte federal por meio de convênios que o basquete brasileiro recebeu nos últimos anos, foi a MVP (jogadora mais valiosa) na conquista da medalha de bronze no Campeonato Mundial Sub-19 do Chile, em 2011, e é também uma das armas do técnico Luiz Augusto Zanon na preparação da equipe nacional para o 17º Mundial da Turquia, que começa no próximo sábado (27.09), em Ancara, na Turquia.  

Leia mais:

Título de 1994 motiva seleção que disputará mundial na Turquia


“Estou indo para meu segundo Mundial com a Seleção Adulta. O primeiro foi em 2010, na República Tcheca, quando tinha apenas 17 anos. E esse ano fiz minha estreia na WNBA, depois do Draft em 2012. Tenho treinado e jogado com as melhores atletas do mundo nos clubes e na Seleção Brasileira. Além disso, tenho me dedicado 100% aos treinos e estudado os adversários nos momentos de descanso para me tornar uma atleta melhor. É claro que tenho muito a evoluir e aprender ainda, mas hoje não sou mais uma promessa, sou uma realidade”, contou a paulista.
 
A seleção Brasileira disputa a primeira fase da competição na Arena Ancara, palco das disputas dos grupos “A” e “B” do Mundial da Turquia. Damiris está muito otimista em relação ao que a Seleção Brasileira irá apresentar na estreia contra a República Tcheca, no sábado, às 15h15 de Brasília.
 
“Esse grupo é novo, mas bastante experiente. Já disputamos muitos campeonatos juntas. É um grupo que está com muita vontade de mostrar o que veio buscar no Mundial e isso é o mais importante. Quero ajudar o Brasil com tudo que venho aprendendo durante todo esse tempo que tenho de Seleção Brasileira. Teremos que ter raça para buscar as vitórias na competição e estou muito confiante, pois temos potencial para isso”, finalizou Damiris.
 
Brasil no Mundial
A equipe nacional está no grupo “A” e inicia a competição contra a República Tcheca, No domingo (28), as brasileiras enfrentam a Espanha, e encerram a fase de grupos contra o Japão, na terça-feira (30). Nas oitavas de final, o Brasil poderá enfrentar um dos três primeiros colocados na chave “B”: Canadá, França, Moçambique ou Turquia. O grupo “C” é formado por Austrália, Cuba, Bielorrússia e Coréia. E no “D” estão Angola, China, Estados Unidos (atual campeão olímpico e mundial) e Sérvia.

Confira os grupos da competição:

“A” – Sede: Ancara
Brasil, Espanha, Japão e República Tcheca
 
“B” – Sede: Ancara
Canadá, França, Moçambique e Turquia

“C” – Sede: Istambul
 Austrália, Bielorrússia, Coréia e Cuba

“D” – Sede: Istambul
Angola, China, Estados Unidos e Sérvia0
 
Tabela da 1ª Fase
 
1ª rodada – Dia 27 de setembro

 
“A”: Japão x Espanha (10h15) e Brasil x República Tcheca (15h15)
 “B”: Moçambique x Canadá (8h) e Turquia x França (13h)
 “C”: Cuba x Austrália (8h15) e Coréia x Bielorrússia (10h30)
“D”: Sérvia x Angola (13h15) e China x Estados Unidos (15h30)
 
2ª rodada – Dia 28 de setembro
 
“A”: República Tcheca x Japão (10h15) e Espanha x Brasil (15h15)
“B”: França x Moçambique (8h) e Canadá x Turquia (13h)
 “C”: Austrália x Coréia (8h15) e Bielorrússia x Cuba (13h15)
“D”: Angola x China (10h30) e Estados Unidos x Sérvia (15h30)

3ª rodada – Dia 30 de setembro
 
“A”: Brasil x Japão (8h) e Espanha x República Tcheca (10h15)
 “B”: Moçambique x Turquia (13h) e França x Canadá (15h15)
 “C”: Austrália x Bielorrússia (10h30) e Coréia x Cuba (13h15)
“D”: Sérvia x China (8h15) e Estados Unidos x Angola (15h30)
 OBS: Horário de Brasília

Fonte: CBB
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla