Ministério do Esporte Martine Grael e Kahena Kunze conquistam o Campeonato Mundial de Vela na Espanha
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Martine Grael e Kahena Kunze conquistam o Campeonato Mundial de Vela na Espanha

Dupla nacional conquista título mundial da classe 49er FX (Foto: Divulgação)Dupla nacional conquista título mundial da classe 49er FX (Foto: Divulgação)A dupla brasileira de vela Martine Grael e Kahena Kunze conquistou neste domingo (21.09), em Santander, na Espanha, o título mundial da classe 49er FX, na competição promovida pela Confederação Internacional da modalidade (Isaf, na sigla em inglês). O título veio depois de 12 regatas e de uma medal race disputada. As brasileiras entraram na água na segunda colocação, a apenas dois pontos das dinamarquesas Ida Nielsen e Marie Olsen. As brasileiras, atuais líderes do ranking mundial da classe, conseguiram se recuperar na terceira perna e só tiveram que administrar a vantagem para conquistar o título mundial para o Brasil. As duas velejadoras fazem parte do programa Bolsa-Atleta Pódio do Ministério do Esporte.  

“Foi difícil, pois o vento estava bastante rondado, mas sabíamos tudo o que estávamos fazendo,”, disse Martine. Este foi o primeiro título mundial da dupla, que se juntou para tentar a vaga para representar o país nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Nestes dois anos do ciclo olímpico, as atletas conquistaram diversos títulos internacionais, incluindo o Aquece Rio, evento que serviu como primeiro teste para as Olimpíadas, disputado na Marina da Glória, em agosto.

Para Kahena, o apoio da torcida foi essencial na busca pelo título. “Foi muito bom disputar esta regata com tanta gente torcendo por nós. Foi emocionante”, disse a velejadora.  

No masculino, o velejador Robert Scheidt foi o melhor. O atleta terminou na quinta colocação na classe laser standard. Durante a fase final, o atleta foi desclassificado de uma das regatas por largar escapado o que o deixou fora da briga por medalhas. “A desclassificação prejudicou bastante o resultado final, pois eu tive que somar um 20º lugar na regata seguinte e descartar esta bandeira preta. Foram 10 pontos a mais que podiam ter feito a diferença”, disse o velejador.

A delegação brasileira disputou o Mundial da Isaf com o apoio da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do Ministério do Esporte. A CBVela tem patrocínio oficial do Bradesco, apoio da Lei de Incentivo ao Esporte, e conta com a Slam como fornecedora oficial.

Mundial de vela
Em todo ciclo olímpico a Federação Internacional promove um evento mundial, que visa definir parte das vagas dos Jogos. Em 2007 ele foi realizado em Cascais, Portugal, e em 2011 em Perth, na Austrália. Para este ciclo a ideia foi adiantar o evento em um ano, dando mais tempo para que cada nação possa definir e treinar os seus representantes.

Confira a participação nacional no Mundial:

49er FX:

1º - Martine Grael e Kahena Kunze
36º -  Juju Senfft e Gabriela Nicolino

49er:
30º - Marco Grael e Gabriel Borges
56º - Dante Bianchi e Thomas Low-beer

470M:
38º - Geison Mendes e Gustavo Thiesen
48º - Henrique Haddad e Bruno Bethlem
60º - Tiago Brito e Andrei Kneipp

470F:
12º - Renata Decnop e Isabel Swan
13º - Fernanda Oliveira e Ana Barbachan

Finn:
38º - Jorge Zarif

Laser Standard:
5º - Robert Scheidt
12º - Bruno Fontes
69º - Alex Veeren

Laser Radial:
29º - Fernanda Decnop
64º - Tina Boabaid
79º - Odile Ginaid

Nacra 17:
44º - Samuel Albrecht e Georgia Silva
48º - João Bulhões e Juliana Mota
 
RS:XM:
15º - Ricardo Winicki
43º - Albert Carvalho
71º - Gabriel Bastos

RS:XF:
14º - Patricia Freitas
31º - Bruna Martineli

 Fonte: CBVela
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla