Ministério do Esporte Parceria com o Esporte Clube Pinheiros beneficia mais de 750 atletas de base e alto rendimento
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Parceria com o Esporte Clube Pinheiros beneficia mais de 750 atletas de base e alto rendimento

Foto: Paulino MenezesFoto: Paulino MenezesTradicional formador de atletas e com participação significativa em delegações brasileiras de Campeonatos Mundiais e Jogos Olímpicos, o Esporte Clube Pinheiros acaba de completar 115 anos e recebe nesta terça-feira (16.09) o secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, para uma palestra e entrega simbólica de novos equipamentos esportivos adquiridos com recursos de convênios com o ministério. No total, o apoio somou R$ 6,8 milhões nos últimos três anos.

O Pinheiros trabalha com 2.250 atletas competitivos, somadas todas as categorias. Desse total, em torno de 750 têm entre 14 e 19 anos e são preparados para o alto rendimento; outros, em torno de 200, já competem internacionalmente. Em sua história, o clube tem dez medalhas conquistadas em Jogos Olímpicos, por atletas como Manoel dos Santos, Gustavo Borges e Cesar Cielo, na natação; João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, do atletismo, e Rafael Silva, do judô. Para se ter ideia, nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, dos 259 da delegação brasileira, 22 atletas eram do Pinheiros, com destaques à época como o judoca Leandro Guilheiro, o nadador Felipe França, a ginasta Daiane dos Santos, a maratonista Adriana Aparecida da Silva e a velocista Franciela Krasucki.

Distribuição dos recursos
Para atender tanto aos atletas de base como os da ponta do alto desempenho, os recursos serviram para comprar equipamentos para a piscina olímpica coberta e o ginásio poliesportivo, onde treinam e competem atletas da natação, basquete, handebol e vôlei – apenas nessas quatro modalidades, são 200 em formação (entre 14 e 19 anos) e cerca de 90 atletas no alto rendimento. Também houve modernização da infraestrutura de outras 11 modalidades olímpicas: atletismo, badminton, esgrima, ginástica, judô, levantamento de peso, polo aquático, remo, saltos ornamentais, tênis e triatlo. Nessas, são 500 atletas em formação e cerca de 320 no alto rendimento. Além disso, foi equipada sala de musculação.

Performance: da academia ao computador
A academia de musculação para cerca de 300 atletas de 15 esportes olímpicos foi renovada com aparelhagens especialmente desenhadas para uso de “gigantes” do vôlei e do basquete e “baixinhos” da ginástica artística. O Pinheiros foi o primeiro a contar com esses aparelhos, de origem sueca, que equiparam o Centro Integrado de Apoio ao Atleta (CIAA), o setor de ciência e tecnologia do clube. São câmeras, computadores e aparelhos relacionados às ciências do esporte, como análises biomecânicas. Esse aparato permite ganhar décimos de segundo preciosos no alto rendimento, porque é possível monitorar todo o processo de treinamento de forma individualizada, para avaliações e planejamentos da equipe multidisciplinar. Ali trabalham 14 profissionais de Educação Física, com apoio de equipe com 40 integrantes, entre eles médicos, fisiologistas, biomecânicos, fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas. São cera de 850 beneficiados com esse “raio-X” individual – o que muda também a própria cultura do atleta.

Destaques do clube:
- Arthur Nory Mariano - Ginástica Artística
- Francisco Barreto Junior - Ginástica Artística
- Bruno Fratus - Natação
- Rafael Silva - Judô
- Rosângela Santos – velocista | atletismo
- Adriana Aparecida – maratonista | atletismo
- Franciela Krasucki – velocista | atletismo

Investindo nos paraolímpicos
Vale a pena destacar que o Pinheiros também está investindo em esportes paraolímpicos, por meio da “Iniciativa Atletas do Futuro – Fundo Paradesporto Brasil-Alemanha”, parceria do clube com o Instituto Sócio-Cultural Brasil-Alemanha (ISCBA), para o desenvolvimento de atletas e capacitação profissional, com apoio de várias empresas brasileiras e alemãs. No momento, entre outros, conta com André Brasil, da natação, e Alan Fonteles, do atletismo, além de atletas da esgrima e do remo.

Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla