Ministério do Esporte Bons resultados marcam a primeira etapa dos Jogos Escolares da Juventude, em Londrina (PR)
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Bons resultados marcam a primeira etapa dos Jogos Escolares da Juventude, em Londrina (PR)

Foto: Alexandre Loureiro/Inovafoto/COBFoto: Alexandre Loureiro/Inovafoto/COBChegou ao fim no último sábado (13.09) a primeira etapa dos Jogos Escolares da Juventude, em Londrina, no Paraná. Após dez dias de competições, o celeiro de talentos esportivos encerrou as atividades esportivas com a certeza de que alcançou seus objetivos e demonstrou a força do esporte escolar.

Segundo o gerente de Juventude e Infraestrutura do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Edgar Hubner, vários atletas despontaram em Londrina, mas o mais importante é a percepção de que se abre a oportunidade para um número cada vez maior de jovens se inserirem socialmente por meio do esporte. “Tenho convicção de que ajudamos a revelar vários atletas que disputarão os Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires, em 2018”, disse.

O COB e as confederações brasileiras olímpicas montaram uma rede para a descoberta de talentos por meio dos Jogos Escolares. As confederações enviaram olheiros para Londrina, com o objetivo de detectar atletas com potencial e levá-los aos seus programas. A Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), por exemplo, enviou ao Paraná o treinador da Seleção Brasileira masculina adulta, o espanhol Jordi Ribera, que gostou muito do que viu.

“Esse evento é muito importante para que possamos selecionar novos jogadores e incluí-los nas diferentes atividades das categorias de base da Seleção. É uma oportunidade única estar em um torneio com duração de uma semana, analisando e fazendo o acompanhamento de jovens atletas do país inteiro”, disse Jordi, que selecionou atletas para os próximos campings da CBHb.

Já a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) enviou Vinícius Gamino Gomes, técnico da Seleção Brasileira infantil, e João Luís Klein, assistente técnico da Seleção feminina juvenil de vôlei. Eles estiveram em Londrina a fim de selecionar atletas para uma semana de treinamentos no Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema (RJ). Ao todo, serão 40 atletas convocados, 20 meninos e 20 meninas.

“Na ‘casa’ do vôlei, eles terão a oportunidade de interagir com jogadores e com um ritmo de treino de Seleção Brasileira”, afirma Vinícius Gamino, técnico da Seleção masculina infantil.

Recordes
O nível técnico dos estudantes evoluiu em Londrina. No atletismo, foram quatro recordes quebrados. Na natação, 11. Destaque para a nadadora do Paraná Rafaela Raurich. Ela baixou a marca nas provas de 100m livre, 200m livre, 400m livre e ainda ajudou a equipe do estado na marca do revezamento 4 x 50m livre e 4 x 50m medley.

Os catarinenses foram os destaques da única modalidade exclusivamente feminina dos jogos, a ginástica rítmica. As atletas do Sul ficaram com o ouro na disputa por equipes, o ouro e a prata nos aparelhos bola e fita e, ainda, no individual geral. Destaque para Mariany Miyamoto, que voltou para casa com quatro medalhas de ouro, e para Alessandra Santos, que ficou com três medalhas de prata e uma de ouro.

Os piauienses confirmaram o favoritismo no badminton e levaram para casa quatro das cinco medalhas de ouro em disputa. O resultado é a comprovação de que o projeto "Novos Talentos do Badminton do Piauí", da Federação de Badminton do estado, está no caminho certo. Fabrício Farias e Jaqueline Lima levaram o ouro na dupla mista e na dupla por gêneros. Na chave de simples, ouro para ela e prata para ele.

Embaixadores
Não foi só em competição que os alunos-atletas tiveram a oportunidade de aprender os segredos e os caminhos do esporte. Natália Falavigna (bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, no taekwondo), Vanderlei Cordeiro (bronze em Atenas 2004, na maratona), Carlos Honorato (prata em Sydney 2000, no judô) e Elisângela Oliveira (bronze em Sydney, no vôlei) estiveram em Londrina para transmitir suas experiências aos jovens.

Além deles, Guilherme Kumasaka (badminton), Josuel Santos (basquete), Luciano Pagliarini (ciclismo), Franklin Roosevelt (futsal), Angélica Kvieczynski (ginástica rítmica), Deborah Hannan (handebol), Fabiola Molina (natação), Antoine Jaoude (lutas) e Hugo Hoyama (tênis de mesa) passaram pela cidade paranaense para inspirar os jovens como embaixadores dos Jogos. O objetivo do programa é contribuir para a formação dos atletas por meio de palestras, atividades culturais e presença no local da competição da respectiva modalidade, entre outras ações.

“A importância que os Jogos Escolares têm para esses jovens atletas é inigualável. Talvez alguns não se tornem atletas profissionais, mas com certeza todos perceberão o valor da experiência de viver a competição, do ganho de qualidade de vida que terão e dos sonhos que o esporte é capaz de trazer”, ressaltou Natália Falavigna.

Com informações do COB
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla