Ministério do Esporte Brasileiras seguem para aclimatação na Cidade do México, antes do Continental de Boxe
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Brasileiras seguem para aclimatação na Cidade do México, antes do Continental de Boxe

Clélia Marques (vermelho) é uma das representes do país no Campeonato Continental. A atleta foi a medalhista de prata na categoria 51kg nos Jogos Sul-Americanos de Santiago, no Chile (Foto: Wander Roberto/Inovafoto/COB)Clélia Marques (vermelho) é uma das representes do país no Campeonato Continental. A atleta foi a medalhista de prata na categoria 51kg nos Jogos Sul-Americanos de Santiago, no Chile (Foto: Wander Roberto/Inovafoto/COB)A seleção brasileira feminina de boxe embarca nesta quinta-feira (4.09) para a Cidade do México para o período de aclimatação antes de encarar o Campeonato Continental, que será disputado de 21 a 28 deste mês. A equipe formada por Grazielle Jesus (48 kg), Clélia Costa (51 kg), Kessketlen Bezerra (54 kg), Tayná Cardoso (57 kg), Adriana Araújo (60 kg), Jéssica da Silva (69 kg), Flávia Figueiredo (975 kg) e Andreia Bandeira (81 kg) vai participar dos treinamentos para acostumar com a altitude, na cidade que fica em 2.250m acima do nível do mar.

No Campeonato Continental, Tayná Cardoso, que conquistou o título brasileiro da categoria 60 kg deste ano vencendo Adriana Araújo – medalhista de bronze olímpica em Londres 2012 – lutará em uma categoria abaixo, para o Brasil ser representado nos oito pesos na competição. A competição no México conta pontos para o ranking mundial, mas não vale vagas para o Campeonato Mundial Feminino de Boxe que será em Jeju, na Coreia do Sul, de 13 a 25 de novembro.

Para o presidente da Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe), Mauro Silva, apesar da busca por medalhas sempre, a entidade não coloca pressão sobre seus atletas. “Temos condições de igualdade, talvez menos na categoria 75kg”, diz. O peso é o da norte-americana Claressa Shields que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, com apenas 17 anos.

Encerrado o Continental, a ideia é analisar a situação das brasileiras para formar o grupo – possivelmente de seis atletas – que irá ao Mundial. “Também poderemos levar oito, considerando o desempenho delas no México”, explica Mauro Silva.

Se 2014 é ano de Mundial Feminino, o próximo ano será a dos homens e o planejamento da CBBoxe prevê ações a partir de janeiro. “Então mudaremos o foco, para a preparação forte da seleção masculina, que disputará o Continental e o Mundial”, diz o dirigente.

De olho nos Jogos de Tóquio 2020
Também estarão competindo internacionalmente pugilistas mais jovens, de 18 e 19 anos, em preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, explica Mauro Silva. “Temos o Chocolate, o Joedson Jesus Teixeira, da 64 kg, que é de São Paulo e segundo do Éverton Lopes [campeão mundial em Baku 2011, no Azerbaijão e bronze em Almaty 2013, no Cazaquistão]. Estamos investindo muito nele”. O presidente da CBBoxe cita ainda o sergipano Carlos Rafael, da 51 kg, e o baiano Arisson Tavares, da 69 kg, como atletas que estão sendo preparados para o próximo ciclo olímpico.

Denise Mirás
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla